quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CAMPANHA DE ORAÇÃO na IGREJA BATISTA NACIONAL DA PALAVRA


CAMPANHA DE ORAÇÃO na IGREJA BATISTA NACIONAL DA PALAVRA
            Infelizmente muitos crentes tem resistência á oração e, considerando a ênfase bíblica para que “oremos sem cessar”,  observamos que esse é um problema antigo da igreja do Senhor na Terra: não oramos o suficiente.
            Logo, considerando a premissa da oração, essa se torna a base bíblica para a realização da oração na Igreja de forma mais efetiva, envolvendo a todos, os que oram e os que não oram, para que possamos incentivar a prática de oração e do jejum na própria igreja.
            Caba à liderança da igreja proporcionar momentos de oração em conjunto, para que estimule mais os irmãos a orarem e buscarem a Deus.  Daí as “Campanhas de Oração” que promovemos. Contudo esse termo é usado por muitas igrejas com outros sentidos, principalmente o de conseguir bênçãos materiais, o que não é o nosso caso.
            Então, diante das críticas, vale ressaltar o verdadeiro sentido das campanhas de oração que fazemos na IBNP:
- adorar a Deus, pois Ele merece toda adoração. Exaltar sua bondade e demais atributos, reconhecendo em tudo a soberania de Deus em nossas vidas;
- proporcionar momentos de oração mútuos, em que aprendemos a ter maior comunhão com Pai através da socialização de experiências e testemunhos dos nossos irmãos;
- promover em cada momento de oração uma palavra bíblica relacionada a temas que mais a igreja necessita na atualidade, pois entendemos que nada pode ser realizado sem a presença da Palavra de Deus;
- realizar orações e jejuns pelas famílias, pela saúde espiritual dos crentes, renovação, restauração... isso tudo traz a edificação espiritual da igreja;
- promomer orações conjuntas sobre nossos problemas comuns: terreno da igreja, liberação dos papéis normativos da construção, pelo bairro em que estaremos edificando a igreja, atividades ministeriais, enfermidades de alguns e a  libertação de outros (traumas, vícios etc);
- estar junto dos irmãos o que fortalece a comunhão e integração da igreja.  
            Já que esclarecemos as verdadeiras intencionalidades desses momentos é bom esclarecer o que nossas campanhas não são?
- Não são momentos de exploração financeira dos membros, por qualquer motivo esporádico;
- Não implicam em “correntes”que precisam ser cumpridas, pois uma vez quebradas implicam em não receber bênçãos.
- Não estão dissociadas da Palavra de Deus, em todo culto de oração que realizamos (nossa campanha é isso: um conjunto de cultos de oração) tem lugar a Palavra de Deus como orientação para a vida de oração que devemos ter.
            Os benefícios que estas campanhas têm trazido à igreja reforçam sua importância. Temos vistos muitos crentes revigorados espiritualmente, libertos de vícios, fortalecidos na Palavra, com maior abertura para socializar suas experiências, testemunhos vivos de transformação, ação do Espírito Santo na operação dos seus dons, conversões e reconciliações.
            Já aprendi, a duras penas no ministério, que às vezes não vemos os frutos da semeadura. Aprendi que os resultados nem sempre são visíveis a curto prazo. Mas, quando vemos o agir de Deus de forma tão presente nas campanhas não fica dúvidas sobre a validade das mesmas. Precisamos estar juntos em oração, “um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: sê forte”.
            A Bíblia nos adverte que precisamos recorrer a Deus em primeiro lugar. A oração não é só pedir, mas é também pedir... a Bíblia nos ensina a pedir a Deus o que precisamos. Para receber de Deus temos que:
      Obedecer a Deus e a Sua Palavra - DEUTERONOMIO 1:42-45, I JOAO 3:22
      Deixar os pecados ocultos – iniquidades - SALMOS 66:18, ISAÍAS 59:2
      Ter temor de Deus -  PROVÉRBIOS 1:28-30
      Ser misericordioso quando pedir - PROVÉRBIOS 21:13
      perdoar os outros -  MARCOS 11:25 e 26, TIAGO 5:16
      Pedir com fé sem duvidar - TIAGO 1:6 e 7
      Pedir com fé e sinceridade - JEREMIAS 29:13,  "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.“ MARCOS 11:24,  "Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis."
      Buscar com humildade - II CRONICAS 7:14, "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."
      Se for da vontade de Deus -  MATEUS 26:39,  " E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.“
      Pedir para a Glória de Deus - "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."           I Coríntios 10:31
      Pedir sem cessar -  I Tessalonicenses 5:17
      Pedir para permanecer firme na fé - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mateus 26:41) 
SE PEDIRMOS CORRETAMENTE, DEUS NOS DARÁ MUITO MAIS DO QUE PEDIMOS
      Ele é nosso Pai - "Pai nosso, que estás nos céus..." (Mateus 6:9).
      "Quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem" (Mateus 7:11).
      "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pedro 5:7).
      "Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa" (João 16:24).
            Precisamos não desfalecer na tarefa de orarmos.. é obvio que o desejo de Deus é que tenhamos uma vida de oração. E ter uma vida de oração incessante também implica em nos reunirmos para estarmos juntos em oração como igreja do Senhor Jesus Cristo. Pois a casa do Senhor deve ser chamada “casa de oração”, esse é um desejo do próprio Mestre.
            Deus abençoe a todos!
Pra Silvana Machado Bastos


Nenhum comentário:

Postar um comentário