quinta-feira, 30 de junho de 2022

A CURA DO PARALÍTICO PELO TELHADO

A CURA DO PARALÍTICO PELO TELHADO

 

O paralítico de Cafarnaum

MARCOS 2

E, alguns dias depois, entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta eles cabiam; e anunciava-lhes a palavra. E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seu coração, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), 11 a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa. 12 E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal coisa vimos.

 

“E deixando Nazaré, Jesus foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulon e Naftali, para que se cumprisse a profecia de Isaías”. 

Isaías 9:1,2 “Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulon e a terra de Naftali; mas nos últimos dias, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galileia dos gentios. O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz”.

Assim, em Cafarnaum Jesus opera muitos milagres, dentre os quais  a cura de um paralitico descrita nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.

Cafarnaum era uma cidade que centralizava o comércio e trafego da região pelo Mar da Galiléia

Cafarnaum, vem do hebraico כְּפַר נַחוּם Kfar Nachum, ou seja, aldeia de Naum. Local de uma importantíssima atividade comercial da época, a atividade pesqueira. Havia também em Cafarnaum, uma alfandega, uma guarnição (onde servia o centurião de Cafarnaum), e ao menos uma sinagoga.

Cafarnaum estava na região do caminho que conduzia à Assíria, ou seja, na rota principal de todo oriente, que alcança o Mediterrâneo e o Egito.

Jesus morou em Cafarnaum, assim como alguns de seus discípulos (Pedro, Tiago, André e João).

Ali na casa de Pedro (talvez), se juntou uma pequena multidão que já tinham visto ou ouvido o que Jesus fazia por onde passava. Haviam pessoas que o seguiam, pessoas necessitadas de algo, pessoas que o criticavam, os discípulos, amigos e inimigos.

 

Algumas lições importantes aprendemos:

 

1.     O VALOR DA AMIZADE – DOS VERDADEIROS RELACIONAMENTOS

- O Homem era paralítico, mas tinha amigos sinceros – sabia cultivar relacionamentos.

- tinham fé em Jesus e criam no milagre, arrastaram aquele homem pela cidade pela fé.

- não eram interesseiros, não buscavam bençãos para si mesmos, o amor ao próximo era genuíno, se importavam com o paralítico.

- não eram amigos “de boca”, de internet, de zap, não se reuniam só para tomar café, jogar futebol, vôlei, caminhar...

- a necessidade do amigo doía neles.... resolveram fazer algo para ajudar o amigo. Resolveram levar o homem paralítico de maca até Jesus.

VOCÊ CONSTROI RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS?

 

2.     NÃO DESISTIR DIANTE DA DIFICULDADE

 

- Carregar o homem pela cidade até a casa em que Jesus estava.

- Se depararam com a multidão, v2. As portas e janelas estavam obstruídas...ninguém abria espaço, todos queriam algo de Jesus. Não se condoíam com o Paralítico.

- Não desistiram, amarraram cordas na maca, pegaram a escada que estava perto. Os judeus usavam o telhado que era plano para secar trigo ao sol, sempre tinha uma escada por perto, subiram no telhado com a maca. Fizeram um buraco grande o suficiente para a maca descer na frente de Jesus. E Arriaram a maca nesse lugar.

VOCÊ DESISTE DO SEU MILAGRE POR CAUSA DAS DIFICULADES?

 

3.     JESUS NOS DÁ O MILAGRE QUE MAIS PRECISAMOS

- Jesus olhou para o homem paralítico e viu o que mais ele precisava

E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. 

- As vezes pensamos que a nossa necessidade é uma ....mas é outra. Não é casa, carro, moto, emprego, doença.... é PERDÃO.

Só diante de Jesus sabemos o que realmente precisamos.

Só Jesus pode perdoar os pecados.

- Há pessoas que estão perto de nós que precisam de perdão

- O perdão é uma obra do Espírito Santo em Nós.

- O pecado escraviza o homem, o torna paralítico espiritual. Quantos paralíticos espirituais temos que levar até Jesus?

- A real doença do Homem tinha relação com o Perdão, ou melhor com a falta de perdão, a culpa, a dor da alma e do Espírito.

 

4.     A CURA DO PARALÍTICO TRAZIA UMA LIÇÃO ESPIRITUAL MAIOR

Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), 11 a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa. 12 E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal coisa vimos.

- A nossa vitória é para a gloria de Deus é para que o poder do perdão chegue as pessoas.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário