quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alegria do Cristão




Alegria do Cristão

Introdução
O texto base para nossa reflexão é Gálatas 5:22 – a alegria como fruto do Espírito Santo, que é diferente de alegria carnal, como por exemplo alguém pode ficar alegre por ter conseguido consumar um adultério ou fazer um roubo de muito dinheiro etc. a alegria abordada neste estudo é a “alegria do Espírito”. A perca desta alegria Espiritual é causada pelo pecado.
Muitas passagens do Novo Testamento ensinam que os seguidores de Cristo precisam remover o pecado de suas vidas. Temos que crucificar a carne ". . . com as suas paixões e concupiscências" (Gálatas 5:24). Algumas pessoas não entendem tais instruções e pensam que a vida de um cristão é vazia, despojada de toda a alegria. Mas Deus não tem intenção de tornar nossas vidas em vácuos sem significado, muito pelo contrário, quando ele nos diz que precisamos remover o pecado, ele simultaneamente nos mostra outras coisas ­que são muito melhores para encher nossas vidas e fazê-las mais ricas e verdadeiramente cheias de alegria. Quando Paulo disse a Timóteo: “Foge, outrossim, das paixões da mocidade”, ele imediatamente acrescentou esta instrução positiva para encher o vazio: "Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor" (2 Timóteo 2:22). Ele tinha que remover o pecado e imediatamente deveria colocar o amor a paz e a pureza no seu lugar.

Definição/discussão


Alegria (v. 22) descreve o privilégio de regozijar em Cristo, apreciando as maravilhosas bênçãos de nossa relação com ele. Esta alegria não é dependente de nossas circunstâncias físicas. Dinheiro não compra esta alegria. Um dos livros do Novo Testamento que fala mais claramente sobre alegria foi escrito por um homem que sofreu muito. Enquanto ele estava na prisão, onde às vezes lhe faltava o essencial, Paulo escreveu a seus irmãos em Filipos: "alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos" (Filipenses 4:4; veja também 3:1; 1 Tessalonicenses 5:16). Muitas pessoas pensam que tal felicidade depende das circunstâncias. Até mesmo muitas igrejas falam tanto de saúde física e bênçãos materiais que dão a impressão de que essas coisas são necessárias à felicidade. A prosperidade física é nada mais do que um substituto barato e temporário para a alegria real que encontramos em Cristo. Os verdadeiros cristãos não consideram cada provação e dificuldade como um sinal de infidelidade ao Senhor, mas percebem que tais provações são ocasiões para alegria e oportunidades para crescimento espiritual (Tiago 1:2-4). Nossa alegria vem de Cristo, que é totalmente suficiente, não da temporária prosperidade material.


Aplicação prática
Jesus mesmo afirmou que “no mundo teríamos aflição” (João 16:33) e hoje, nos tempos modernos, muitas são as aflições do cristão. Por isso, viver cotidianamente na alegria do Senhor torna-se cada vez mais necessário, pois a “alegria no Senhor é a nossa força (Nemias 8.10). A alegria deve ser a marca registrada de todo cristão, pois o “coração alegre aformoseia o rosto” (Provérbios 15.13), logo se temos Cristo em nossas vidas nosso semblante é iluminado pela alegria do Senhor e isso nos identifica com Jesus. Não devemos viver tristes e amargurados independentemente do que passarmos, a fonte da alegria do Cristão vem de Deus e da comunhão constante com o Pai.
Você perdeu o ânimo e a alegria e se acha cansado e abatido? É preciso se levantar! Deus disse a Josué (Josué 1.9) “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”, e o mesmo Ele diz a você: desfrute da alegria do Senhor - é um fruto do Espírito para todos nós hoje, para que tenhamos força espiritual no enfrentamento das lutas e tribulações. Deus já nos deu a promessa descrita na sua Palavra, basta que, por fé, apropriemo-nos dela e sigamos para o alvo que é Cristo Jesus na esperança viva da sua volta.

Jesus resplandecerá no seu semblante! - Você terá nova disposição para enfrentar as lutas com coragem e fé! - Uma vida vitoriosa em Cristo! - Você será um exemplo para os mais novos na fé, as pessoas se aproximarão de você para conhecer suas experiências de vitória! - Dificilmente sofrerá de hipertensão, doenças cardíacas e depressão! O Espírito Santo controlará você por meio da alegria que vem dele.


Versículos Bíblicos utilizados

(Gálatas 5.22) “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
(2Timóteo 2.22) "Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor."
(Filipenses 3.1) Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas; (1Ts 5.16) " 16 Regozijai-vos sempre."; (Tg 1.2-4) "2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, 3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; 4 e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma."
(João 16.33) "Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."
(Neemias 8.10) "Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força."; (Provérbios 15.13) "O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate."


Referências bibliográficas

BOL – Bíblia Online.
NCB – Novo Comentário da Bíblia.
Bíblia de Referência Thompson.
Dicionário Aurélio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário