sexta-feira, 12 de março de 2021

DEUS É SOBERANO APESAR DO COVID-19

 

DEUS É SOBERANO APESAR DO COVID-19

 

“Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos”. Salmo 135:6. “Mas nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou”. Salmo 115:3.

Quando vem o sofrimento as pessoas colocam em cheque a soberania de Deus. As teologias da prosperidade, antropocentristas, que pregam a ideologia do bem estar, do determinismo humano, o homem no centro de tudo, o Deus que existe para satisfazer necessidades humanas, a criatura predizendo o criador, a prosperidade material como expressão da espiritual, o pastoreio exacerbado em que tudo tem que ser definido por guias espirituais (ovelhas seguindo teologias boas aos ouvidos), o pecado é relativizado...tudo isso choca com a doutrina da soberania de Deus.

 

Spurgeon define a soberania de Deus nesse texto:

“Não existe atributo de maior conforto aos Seus filhos que o da soberania de Deus. Nas condições mais adversas, em provações mais severas, eles crêem que a soberania ordenou as aflições, que a soberania os governa, e que a soberania os santificará. Ao mesmo tempo não há doutrina tão odiada pelos mundanos, doutrina tão maldita, quanto esta grande, estupenda, tão certa doutrina da soberania de Deus. Os homens permitem que Deus esteja em qualquer lugar menos no Seu trono. Permitem que Ele esteja em Sua instituição de caridade dispensando esmolas e outorgando bênçãos. Eles permitem que fique em sua oficina modelando mundos e fazendo estrelas. Eles permitem que Ele sustente a terra e os pilares dela, ou os luminares dos céus, ou que Ele governe sobre as ondas do incansável mar; mas quando Deus ascende ao Seu trono, Suas criaturas rangem os dentes e quando proclamamos um Deus entronizado e Seu direito de fazer como bem quiser com os seus, dispor de Suas criaturas se quiser sem consultá-las sobre o assunto, então é que somos desprezados e amaldiçoados, então é que os homens se fazer de surdos, pois o Deus entronizado não é o Deus que amam. Mas é o Deus entronizado que amamos pregar. É no Deus entronizado que confiamos”.

 

Spurgeon prega a verdade que honra a Deus e torna o homem humilde.

Deus não é um homem grande, um super herói. Na antiguidade Deus reclamou a um Israel apóstata: “pensavas que era como tu”. Salmo 50:21.

Este é o problema hoje, o conceito do povo em relação a Deus é humano demais. Talvez  isto seja responsável pela grande irreverência nas igrejas. E o relacionamento com Deus é numa relação de troca com alguém igual.

“Deus é muito formidável na assembleia dos santos e é para ser reverenciado por  todos que o cercam.

Ó Senhor Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti? Tu dominas o ímpeto do mar; quando as ondas se levantam, tu as fazes aquietar”. Salmo 89:7-9

 

1.     SOBERANIA DE DEUS NA CRIAÇÃO

Deus agiu como Soberano em Sua obra da Criação. Ele não criou nada por necessidade, mas unicamente por Seu prazer soberano. E, ao criar, era livre para fazer o que era do Seu agrado. Não criou por causa das criaturas, pois a criatura deve existir para seu Criador e não o Criador para a criatura.

Provérbios 16:4 - O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. Provérbios 16:4

Romanos 11:36 – Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém

Apocalipse 4:11 - Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

 

2.     DEUS TEM O CONTROLE DE TUDO

Deus reina soberano, não há limites para seu agir, só precisa querer.

Deus controla o coração dos homens - “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor; que o inclina a todo o seu querer”. Provérbios 21:1

Deus controla os animais - Ele fechou a boca dos leões para que não ferissem a Daniel. Ele fez o galo cantar no exato momento em que disse que o faria. Ele fez as vacas deixarem as crias, algo contra as leis da natureza, e dirigirem-se a Israel levando a arca de Deus. 1 Samuel 6:12.

Deus controla a natureza, a vida e a morte - A Bíblia não atribui o retorno das estações às leis da natureza; entretanto ela diz que Deus muda os tempos e as estações. Daniel 2:21. Jó não falou de sua doença como sendo a causa de morte, mas olhou para Deus e disse: “Porque eu sei que me levarás à morte e à casa do ajuntamento determinada a todos os viventes”. Jó 30:23. Em face de muitos inimigos que procuravam tirar-lhe a vida, Davi clamou ao Senhor dizendo: “Os meus tempos estão em tuas mãos”. Salmo 31:15.

 

3.     DEUS É SOBERANO PARA AGIR

          Em tempos de pandemia estamos constantemente orando pela cura. Deus cura da forma que ele quer e se quiser.

Paulo curava as pessoas, em Atos 19:10, lemos de milagres trazidos pelas mãos de Paulo, de maneira que pessoas foram curadas por lenços tocados por seu corpo. Mas em 2 Timóteo 4:20, lemos que ele teve que deixar Trófimo doente em Mileto e Paulo receitou um pouco de vinho para o estômago de Timóteo.

Isaías passou uma receita duma pasta de figos para a enfermidade de Ezequias e Deus abençoou sua cura.

Deus cura a quem, de maneira como, e quando, Ele quer. Devemos orar “Se for da tua vontade, Ó Deus, cura”.

A enfermidade e a dor por vezes é pedagógica, talvez seja da Sua vontade que esteja doente para o seu bem e para Sua honra e glória. Talvez Ele queira deixar o espinho na carne para o louvor da suficiência de Sua graça.

 

4.     DEUS AFIRMA SUA SOBERANIA NA PALAVRA

 

Lembrai-vos disto e tende ânimo; tomai-o a sério, ó prevaricadores. Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o Oriente e de uma terra longínqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei. (Is 46.8-11)

- Deus é Deus e não há outro – reina sozinho. Não há igual a Ele.

- Deus tem vontade e faz acontecer conforme sua vontade

- Deus age segundo sua vontade e propósito – agindo no passado presente e futuro.

- Deus vela pela sua palavra para a cumprir

- Deus tem propósito e executa o seu propósito

 

5.     DEUS É QUEM GOVERNA OS GOVERNOS

“É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis… o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens” (Dn 2.21, 4.17).

E não importa quem seja o próximo presidente, ele não será soberano. Ele será governado. E devemos orar por ele para que saiba disso: “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina” (Pv 21.1). E quando ele se envolver em assuntos estrangeiros, ele não será decisivo. Deus o será. “O SENHOR frustra os desígnios das nações e anula os intentos dos povos. O conselho do SENHOR dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações” (Sl 33.10-11).

Quando as nações fizeram o seu pior absoluto, a saber, o assassinato do Filho de Deus, Jesus Cristo, elas não escaparam do controle de Deus, mas estavam cumprindo a mais doce oferta dele no seu pior momento: “Realmente nesta cidade havia reunidos contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste, tanto Herodes como Pôncio Pilatos, juntamente com os gentios e os povos de Israel, para fazerem o que quer que a tua mão e o teu plano tivessem predestinado a acontecer” (At 4.27-28). O pior pecado que já aconteceu fazia parte do plano de Deus, e por esse pecado, o pecado morreu.

         

6.     JÓ RECONHECEU A SOBERANIA DE DEUS DEPOIS DA PROVAÇÃO

 

Satanás propôs a Deus tocar em Jó, justamente na lógica de que o homem só servia a Deus porque tinha algo em troca.
Jó perdeu em grandes áreas de sua vida:

- financeira – perdeu os bens materiais

- familiar – perdeu todos os seus filhos

- saúde – fica doente – corpo cheio de úlceras e dores

- casamento – a mulher desiste de Deus “amaldiçoa teu Deus e morre”

- amigos – perde o apoio emocional dos amigos chegados

 

16 porquês?

32 queixas

E Jó teve o Silêncio de Deus como resposta.

Resposta de Deus pra Jó - 70 perguntas retóricas que afirmavam seu poder, sua glória e soberania. Deus estava no controle de tudo. As mãos de Deus nunca perderam o leme da história.

Aí Jó aprende e faz a declaração da soberania de Deus sobre sua vida e sua história.

JÓ 42

1.Então, respondeu Jó ao Senhor:
2.Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
5.Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.

 

 

 

CONCLUSÃO

 

Não há eventos pequenos demais que Deus não governe para os seus propósitos. “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil?”, disse Jesus, “e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” (Mt 10.29-30).

 

Quando Jesus se encontra no meio de uma tempestade furiosa, ele simplesmente fala: “Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança” (Mc 4.39). Não há vento, nem tempestade, nem furacão, nem ciclone, nem tufão, nem monção, nem tornado sobre o qual Jesus não possa dizer: “Aquieta-te”, e tal fenômeno não obedeça. O que significa que, se tais eventos ocorrem, é a vontade de Deus que ocorram. “Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito?” (Am 3.6)

 

E quanto aos outros sofrimentos desta vida? “E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?” (Ex 4.11). E Pedro disse aos santos sofredores na Ásia Menor: “Que aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus confiem suas almas a um Criador fiel enquanto fazem o bem” (1Pe 4.19). “É melhor sofrer por fazer o bem, se é que isso deve ser a vontade de Deus, do que por fazer o mal” (1Pe 3.17).

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário