sexta-feira, 12 de março de 2021

Comunhão com Deus é a base da nossa força. O NAZIREADO DE SANSÃO

 

Comunhão com Deus é a base da nossa força.

O NAZIREADO DE SANSÃO

 

TEXTO – HEBREUS 11:32 a 34

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
Hebreus 11:32-34

(Juízes capítulo 13 a 16 – vida e ministério de Sansão)

TEXTO – Juízes 14: 1-9

E desceu Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus,
Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.
Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.
Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.
E desceu, e falou àquela mulher, e ela agradou aos olhos de Sansão.
E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.
E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.

 

INTRODUÇÃO

          Sansão foi um dos heróis da fé como vimos em Hebreus 11: 32 a 34, sua força estava na fé em Deus expresso na sua consagração a Deus – pelo voto do nazireado. Como vemos no cap 13 de Juizes.

Foi um dos últimos Juízes de Israel. O povo estava a 40 anos nas mãos dos Filisteus. Era da tribo de Dã e concentrava sua ação de juiz ao oeste de Israel. Filho de Manoá e sua mulher estéril. Seu nome significa “homem do sol”, talvez fazendo alusão a sua força na destruição do povo inimigo. Foi Juiz por 20 anos e seu ministério tem seu auge na sua morte com a destruição dos filisteus - Juizes 16:30.

CONTEXTO

Sansão deu início ao processo de libertação de Israel do domínio dos filisteus (Juízes 13:5).  O povo de Israel estava atravessando um período de profunda apostasia. Desviara-se da verdadeira fé, passando a servir e adorar falsos deuses e fazer o que era mau aos olhos de Deus (Juízes 13:1). Como conseqüência, Deus entregou os israelitas na mão dos filisteus, sendo por eles explorados durante quarenta anos.

            A história de Sansão está intimamente ligada aos filisteus, um povo que ocupou uma área de terras a sudoeste de Canaã, que se estendia ao longo do mar Mediterrâneo, desde um ponto perto de Jope, no lado Norte, até Gaza, no lado Sul.

Os filisteus eram inimigos declarados de Israel. Eles eram politeístas, sendo que os seus principais deuses eram: Dagon, Baal-Zebube e Astarote. O seu poderio econômico e militar estava centrado em cinco cidades: Gaza, Ascalom, Asdode, Ecrom e Gate.

 De acordo com a Palavra de Deus, os filisteus se originaram de Casluim, o qual era um dos filhos de Mizraim, da descendência de Cão (ver Gênesis 10:6, 13 e 14). As Sagradas Escrituras relatam que há muito tempo atrás, na época de Abraão e de seu filho Isaque, os filisteus já haviam se estabelecido em Gerar, na parte meridional de Canaã. Eles tinham um rei, cujo nome era Abimeleque e um exército sob o comando de Ficol (ver Gênesis 20:1, 2; 21:32-34; 26:1-18).

Depois que os israelitas foram libertados da escravidão egípcia, Deus decidiu não guiá-los pelo “caminho da terra dos FILISTEUS, se bem que fosse mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte para o Egito.” Êxodo 13:17.

Mesmo depois, quando o idoso Josué repartiu a terra ao oeste do Jordão, os territórios filisteus continuaram intocáveis (Josué 13:2 e 3). Com base no que está escrito na Palavra de Deus, os filisteus e outras nações permaneceram em Canaã com o objetivo de testarem a obediência de Israel a Deus. São elas cinco chefes dos FILISTEUS, todos os cananeus, os sidônios, e os heveus que habitavam no monte Líbano, desde o monte Baal-Hermom até a entrada de Hamate.

 

1.     O NAZIREADO DE SANSÃO (Jz 13: 1- 25)

- ser um Nazireu era uma escolha pessoal. No caso de Sansão Deus o escolheu desde antes da concepção. Até a sua mãe deveria cumprir certas obrigações que seria como um sinal da consagração. Jz 13:3- 5; 14.

- O nazireado era uma consagração a Deus visível no meio do povo. Nazireu (nazir do hebraico) significa “separado”, “reservado”, “consagrado”, o mesmo para a palavra “santo” na bíblia, hoje nós devemos ser consagrados a Deus, e o nosso viver deve ser visível nessa geração. O Nazireu tem um propósito.

- O nazireado era consagrado no ventre, ou poderia ser um voto por um  período da vida

- O nazireado trazia a benção de Deus - 13: 24. Assim como a consagração e santidade.

- Sansão era por vezes tomado pelo Espírito Santo (isso no VT).

- Sua força vinha da sua consagração a Deus para cumprir seu propósito, que era destruir os filisteus e lembrar ao povo que eram diferentes daquela nação ímpia.

Número 6 – institui o nazireado, com pelo menos 3 proibições que todo Nazireu tinha que cumprir

1º - não consumir bebida forte – vinho fermentado

Como diz em Jeremias 35 – bebida forte (vinho fermentado) simbolizavam as tentações da terra.

Tentações de canaã 

2º - não cortar nada do cabelo 

Simbolizava o sinal visível de sua consagração, seu testemunho. Preservação, dedicação. No final do naziredado quando o sacerdote oferecia as ofertas pelo pecado, oferta de libações...o Nazireu cortava o seu cabelo e queimava e a fumaça daquele cabelo subia como oferta a Deus pelo voto.

3º não ter contato com carne morta – Diz em números nem ir ao funeral do pai, da mãe ou irmão. Se alguém morresse subitamente e o Nazireu estivesse presente, ele tinha que ir ao sacerdote, para cortar os cabelos e serem queimados e os dias do nazireado eram entregues a Deus e se encerravam ali, era interrompido,  para começar outro voto se assim o desejasse, começava de novo.

Aqui Sansão quebra o seu voto com Deus – iniciando um caminho que o leva a morte.

 

2.     QUEBRA DO NAZIREATO DE SANSÃO

A derrocada de Sansão Inicia no Cap. 14 em que lemos que viu a mulher de Timna – e decidiu casar com ela desobedecendo a Deus – que em Êxodo 34: 11-16  e Deuteronômio 7: 1-3  havia recomendado expressamente que o povo de Israel não se misturassem com outros povos (contaminação com a idolatria e outros costumes).

Ele vem e diz aos seus pais – e a resposta está em Jz. 14:3

“Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.”

E Nós não fazemos o mesmo? Cuidado com que seus olhos querem, desejam!

A Tentação só é algo que você quer! Tem interesse, caso contrário,  não seria tentação. Tiago

Você tem uma aliança com Deus. Você tem um nazireado! Tudo começa a ruir quando você quer algo que seus olhos desejam e vai de encontro com a palavra de Deus. Como Sansão.

          Vamos ler adiante, versos 5 e 6

“Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timna eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.
Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.”

Escondeu o que tinha feito – segredo – coisas que não estão a vista são perigosas. Desde o jardim do Edem Adão se escondeu de Deus quando pecou. Como se alguém pudesse esconder algo de Deus

O pai nem a mãe sabiam – os seus pais sabiam a lei, iriam com certeza lhe confrontar. Deus coloco autoridades espirituais para você se aconselhar. Não faça as coisas no escondido.

 

Versos 8 e 9

“E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.
E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.”

Nazireu – não podia se aproximar do morto sob pena de quebrar o voto.

Sansão mata o Leão e dias depois volta, desvia-se do caminho para ver o leão morto, vê o mel, tira o mel de dentro do leão morto, enche sua mão e vai comendo.

Sansão vai no caminho com o pai e a mãe – mas o leão só vai ao encontro de Sansão.

O diabo nos observa, analisa, para atacar exatamente onde somos mais vulneráveis.

Jesus no deserto – jejum de 40 dias e 40 noite e satanás chega oferecendo pão.

Caim – Gen 3 ...o pecado jaz a porta- cabe a ti domina-lo.

Há lutas que querem nos atingir com pessoas que estão ao nosso redor (exemplo de jó), por vezes são para atingir nosso nazireado, nossa aliança com Deus, o seu sacerdócio.

Distrações aparecem em nosso caminho para desviar-nos do foco da nossa comunhão com Deus.

Texto v8 .....e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto.

Não saia do caminho para ver o morto! Não brinque com o pecado. Com a tentação.

A aliança com Deus é o mais importante na sua vida. A comunhão com Deus a consagração a Deus não deve ser quebrada.

Sansão come do mel .... é o doce que vem da morte.

Não é estranho as abelhas fazerem mel em cadáver? Deveria ter lá aves de rapina e não o mel. Mas é lá da morte, do mundo, que satanás vai de oferecer algo doce. Cuidado.

Algo que satisfaz mas torna você um desobediente, quebra sua aliança com Deus, sua Consagração. Aqui o voto de sansão começa a ser quebrado.

- 7 dias de bodas – foi lançado o  enigma “do comedor saiu comida e do forte saiu doçura” v. 14.

Uma festa de casamento com uma temática muito estranha para nossos dias. E com um triste fim para a noiva.

V 14 ao 20 – um banquete que durou 7 dias, a noiva persuadida pelos 30 companheiros de honra do casamento... fazia chantagens emocionais, chorando, exigindo provas de amor...Coisa que nem ao pai ou mãe contou, Sansão contou a ela.

 

3.     DEUS ERA COM SANSÃO EM TODO O PROCESSO

 

Nós quebramos a aliança com Deus mas Deus nunca quebra conosco. Há um tempo que Deus nos dá para o arrependimento

Ao final do banquete os inimigos revelam o enigma e Sansão se sente traído.

Saiu dali e matou 30 asquelonitas filisteus e pagou a aposta.

Dias depois foi ao encontro de sua mulher  e vai ver que a sua mulher foi dada ao seu padrinho de casamento. Cap15. Perdeu o seu casamento. Depois os filisteu irão matar a mulher e o pai dela.

Saiu dali pegou 300 raposas, pôs fogo na calda e soltou nas plantações dos filisteus. Queimou tudo v. 5 do cap. 15

V.11 – os filisteus vão a Judá e pedem Sansão (na fenda de uma rocha) amarrado para que eles o torturassem e matassem. Sansão se deixa levar amarrado para os filisteus e com uma queixada de jumento mata 1000 homens – V. 15

V18 e 19 – Sansão clama a Deus e Deus zela por ele, fez brotar água. Sansão bebeu a água e “reviveu”.

Cap 16 - Em Gaza, Sansão vai de encontro a uma prostituta e é alvo de uma emboscada. Ele levanta de madrugada e arranca os portões de Gaza e caminha com os portões até o monte, cerca de 40 km de distância.

Os filisteus tinham ódio e medo de Sansão.

 

4.     O GOLPE FINAL PARA A PERDA DA COMUNHÃO

 

Sansão se afeiçoa a Dalila (sedução) e tem um relacionamento com ela. E os filisteus veem aí uma oportunidade de acabar com Sansão.

Os filisteus representam satanás ... veja como age. No ponto vulnerável de Sansão... o relacionamento amoroso.

Dalila o trai por dinheiro, mil e cem siclos de prata (16:5) para descobrir a fonte da força de Sansão. Com um jogo de manipulação insistente e perigoso a que o próprio homem de Deus aceitou jogar. Brincando com o perigo, mentindo e num relacionamento fora das orientações da palavra de Deus.

V. 8 – 17 – tendões, cordas novas, sete tranças no tear e por fim ... o corte do cabelo (v.19) rapou-lhe a cabeça.

17  - Novamente Sansão cede.  Ela insistiu todos os dias e ele... “descobriu-lhe todo o coração” e contou o a informação mais importante de sua vida. Algo que era entre ele e Deus. Cortar os cabelos significava perder totalmente o nazireado, perder a comunhão num processo que já vinha acontecendo desde o leão com mel.

A comunhão com Deus a gente vai perdendo aos poucos.

Um plano de satanás muito bem armado...com etapas...

No momento que raspam-lhe a cabeça...Deus se retira dele.

Os filisteus quando o pegam a primeira coisa que fazem é furar-lhe os olhos. Os olhos...lá no início ele queria casar com uma mulher que lhe enchia os olhos... agora o próprio inimigo fura-lhe os olhos. Colocaram-no num moinho como um animal. Como o inimigo gosta de reduzir as pessoas de sua humanidade, de sua posição de filhos de Deus.

Lá no moinho, cego, humilhado... mas não esquecido.

Você pode pensar que está no fundo do poço, por sua própria culpa e teimosia, mas Deus te vê.

O último golpe foi deferido, raspou a cabeça, ... acabou a comunhão o poder de Deus sobre ele é retirado,,,,

Mas a Palavra de Deus diz que v.22 : o cabelo de sua cabeça logo que foi raspado...começou a crescer.

Sua vida pode estar no deserto...mas Deus levanta um broto, seu pomar sem árvores mas deus levanta uma semente, algo Deus faz, mas não abandona seus filhos.

E Sansão é levado ao templo de Dragon, numa celebração, ele seria exposto como um troféu...  Mas o inimigo não contava com a ORAÇÃO.

V. 28 – clamor de restauração, suas forças voltaram, destruiu o templo com todos os filisteus nele, e na sua morte matou mais que em vida. V 30.

O Nazireado de Sansão era para o propósito de tirar o povo de Deus da inércia diante dos filisteus...Iniciar a libertação da nação. Deus o levantou para destruir os filisteus...e Sansão cumpriu seu propósito em sua morte.

 

CONCLUSÃO

Quando um Nazireu quebrava seu voto, deveria ir imediatamente se apresentar ao Sacerdote, para que contasse seu cabelo, oferecesse ao senhor aquele tempo de nazireado e começasse do zero de novo o seu voto.

Não se pode fazer de conta que não aconteceu a quebra. É preciso ir a Deus para recomeçar de onde caiu.

Em apocalipse ...o anjo diz a igreja...volta ao teu primeiro amor. Volta de onde começou a perder, de onde começou a quebrar sua consagração, seu voto com Deus de santidade. Arrepende-te e volta ao primeiro amor (apoc 2:7). O que faz o amor esfriar é isso, a quebra de comunhão.

Se recomeçar é necessário não deixe pra depois, faça agora...pois o caminho do erro te levará a morte. Há pessoas muito resistentes em recomeçar, tem vergonha de recomeçar, insistem no desvio do caminho.

Deus te chamou com um propósito e só pode ser cumprido em comunhão com Deus. As vezes não queremos recomeçar pensando na obra...não! O que nos faz trabalhar para Deus é a comunhão com ELE, se não será serviço ao vento, pura religiosidade sem vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário