quarta-feira, 7 de agosto de 2019

O ENCONTRO DA RESTAURAÇÃO - JACÓ E ESAÚ

O ENCONTRO DA RESTAURAÇÃO
Parte inferior do formulário
Gênesis 33
1 E levantou Jacó os seus olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Lia, e Raquel, e as duas servas.
2 E pôs as servas e seus filhos na frente, e a Lia e seus filhos atrás; porém a Raquel e José os derradeiros.
3 E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão.
4 Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.
5 Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo.
6 Então chegaram as servas; elas e os seus filhos, e inclinaram-se.
7 E chegou também Lia com seus filhos, e inclinaram-se; e depois chegou José e Raquel e inclinaram-se.
8 E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor.
9 Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens.
10 Então disse Jacó: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim.
11 Toma, peço-te, a minha bênção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente ma tem dado; e porque tenho de tudo. E instou com ele, até que a tomou.
12 E disse: Caminhemos, e andemos, e eu partirei adiante de ti.
13 Porém ele lhe disse: Meu senhor sabe que estes filhos são tenros, e que tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se as afadigarem somente um dia, todo o rebanho morrerá.
14 Ora passe o meu senhor adiante de seu servo; e eu irei como guia pouco a pouco, conforme ao passo do gado que vai adiante de mim, e conforme ao passo dos meninos, até que chegue a meu senhor em Seir.
15 E Esaú disse: Permite então que eu deixe contigo alguns da minha gente. E ele disse: Para que é isso? Basta que ache graça aos olhos de meu senhor.
16 Assim voltou Esaú aquele dia pelo seu caminho a Seir.
17 Jacó, porém, partiu para Sucote e edificou para si uma casa; e fez cabanas para o seu gado; por isso chamou aquele lugar Sucote.
18 E chegou Jacó salvo à Salém, cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando vinha de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade.
19 E comprou uma parte do campo em que estendera a sua tenda, da mão dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro.
20   E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel.

INTRODUÇÃO - A história de Jacó e Esaú
·       Profecia antes do nascimento – o menor governaria sobre o maior.
·       Irmãos Gêmeos – iguais e diferentes (um caçador o outro caseiro, pastor de ovelhas)
·       Seus nomes – Esaú = cheio de pelos    Jacó = aquele que agarra o calcanhar
·       Pai e mãe – preferências  entre os filhos (O pai amava Esaú e a mãe Jacó)
·       Desavenças entre irmãos – ressentimentos
·       Abraão morre aos 175 anos, os gêmeos tinham 15 anos
·       Esaú vende o direito a primogenitura - Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou famin­to, voltando do campo, e pediu-lhe: "Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou cansado e faminto!” (Gêneses 25:29,30)
Primogenitura: - Liderar a adoração a Deus e chefiar a família; - Dupla porção da herança paterna, (2/3 da fazenda); - Direito à benção do concerto, conforme Deus prometera a Abraão.
·       Esaú aos 40 anos casou-se com duas mulheres cananeias pagãs entristecendo seus pais – e depois tem uma terceira esposa - Maalate, filha de Ismael. (Gen 28:8-9)
·        

1.     DESAVENÇA – JACÓ ENGANA ISAQUE
- precipitação em abençoar o filho -  Isaque estava já velho - tinha uns 135 anos de idade, e seus filhos, uns 75 - e estava cego, decerto com cataratas. Sem esperar a direção de Deus, e sem levar em conta o que Deus já lhe havia dito, julgando erradamente que estava para morrer (ele viveria mais 45 anos, até os 180), ele resolveu abençoar seu filho preferido, Esaú, fazendo-o seu herdeiro.
- Rebeca arquitetou um plano baseado em mentiras para Jacó receber a benção de Isaque
- Jacó temia não hesitou em participar do complô, ele temia pela falibilidade do plano da mãe
- Isaque ficou desconfiado – pela rapidez do prato, pela voz que era de Esaú, mas ao pegar nos pelos e comer a comida, abençoou seu filho
- a benção - desejando que o SENHOR lhe desse prosperidade, ascendência sobre povos e nações bem como sobre seus irmãos, reverência dos filhos, maldição a quem o amaldiçoasse, e benção a quem o abençoasse. O teor era diferente da bênção que Deus lhe havia dado (capítulo 26:2-5, 24)
- Esaú chega e fica transtornado – vê o engano e se enfurece – Pede uma benção - Benção de ESAÚ - "Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus. E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço." Gênesis 27:39-40
- Promete matar seu irmão – único jeito de receber a benção
- Jacó foge – conselho de sua mãe – para aterra de Arã

os fins não justificam os meios!! Embora o Senhor já havia predito que o maior serviria o menor (Gn 25.23/ Rm 9.12), em nenhum momento Deus isentou Jacó das consequências de seus atos, pois “o que o homem plantar, isto ceifará” (Gl 6.7); ainda que Deus para, no final, cumprir todos os seus objetivos (Jó 42.2). DEUS NÃO PRECISA DE NOSSA AJUDA PRA CUMPRIR SUAS PROMESSAS.


2 - JACÓ NO EXÍLIO
  • depois que ele partiu, nada mais lemos sobre Rebeca, a não ser que foi sepultada na caverna de Macpela (capítulo 49:31). não se encontraram mais.
  • enganado pelo seu tio Labão, foi obrigado a trabalhar para ele por 20 anos ( 7 anos por Lia e 7 por Raquel). JACÓ nem questionou...sabia que estava sofrendo as consequências do seu engano. – lei da semeadura
  • seus filhos brigavam entre si – o problema da preferência continuou
  • Esaú deu origem a uma nação inimiga.
  • Jacó ficou no exílio por 20 anos. “alguns dias = 20 anos” – tratamento de Deus
  • Mas Deus era com ele...o fazia prosperar em tudo, assim como era com Esaú.

3 – JACÓ NO JABOQUE (lugar da submissão) - A nascente do rio Jaboque está localizada ao sul de Gileade, região montanhosa que atualmente faz parte da Jordânia. O Jaboque é um afluente do rio Jordão e desemboca neste, entre o mar da Galiléia e o mar Morto. Seu curso tem aproximadamente 130 quilômetros.
Jacó resolve voltar para sua casa, para as terras de seu Pai.
Jacó deixa Labão como um homem rico, com 11 filhos e 1 filha, duas esposas e duas servas. Homem próspero, mas com uma pendência séria com seu irmão que precisava ser resolvida. Ainda ecoava em seus ouvidos o brado de Esaú, seu choro, sua raiva, e a promessa que mataria Jacó.
Ele temia encontrar Esaú (Gn 32.7). Por isso, Jacó envia presentes para seu irmão antes de se encontrá-lo. Quem poderia aplacar a IRA de Esaú, senão o Senhor? Jacó bem sabia disto (versículos 9-12).
Naquela madrugada (versículo 22) Jacó não dorme de tanta ansiedade e aflição. E ao se encontrar com aquele homem (Anjo), reconhecendo nele o próprio Deus; não perde a oportunidade. A Bíblia não relata explicitamente, mas, podemos compreender que Deus deixa-se vencer. Ta aí algo, “disse” Deus, pelo qual valeria à pena deixar-se ser vencido… Pela transformação do caráter, pelo perdão!!  
E isto é um “segredo” divino… se a causa for tão nobre como a transformação de uma vida ou como o perdão; vale a pena atender essa causa. Conceder essa benção.
Ao ter certeza da resposta positiva de sua petição (a reconciliação/perdão de Esaú), Jacó sai transformado e declara com seus próprios lábios: “Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi SALVA” (verso 30).
Já não seria conhecido mais como enganador/trapaceiro, mas Israel – Príncipe de Deus. Ao encontrar-se com o irmão, temos um grande exemplo, uma grande lição: O perdão! Esaú não só perdoou em seu coração, mas, ajoelhou, abraçou, beijou e chorou ao encontrar o irmão, agora ISRAEL.
Devemos todos nós, tomar o exemplo de Jacó, em deixar-se ser tratado por Deus. E Esaú, em deixar-se, também, ser tratado por Deus… E perdoar.

todos nós a semelhança de Israel, mais cedo ou mais tarde, precisamos passar pelo mesmo vau de Jaboque onde Jacó ficou, e de onde emergiu Israel – o Príncipe de Deus. Se assim o fizeres, Deus lhe dará um novo caráter, uma nova vida e um novo nome. Um nome que expresse sua nova personalidade, seu novo caráter… Ele já até tem esse nome

E quando Jacó no íntimo do seu coração se dispõe a orar, a renunciar ao conflito e ao seu "Eu" para depender somente de Deus, o próprio Senhor, em uma teofania, vem ao encontro de Jacó para transformá-lo em Israel.
Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. Gênesis 32:24
E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. Gênesis 32:25
E na sua luta com o Anjo, as palavras de Jacó: "não te deixarei ir, se não me abençoares", eram de imensa profundidade. Traziam em si o significado de toda a sua história.
O ENCONTRO DE PERDÃO

Jacó preparou presentes de seus rebanhos que ele desejava dar a Esaú, instruindo a seus servos de ir adiante dele e dar a Esaú o presente ao o encontrar, esperando que isto lhe apaziguasse antes que encontrasse a Jacó finalmente. A próxima manhã, ao acordar, quem viu Jacó senão Esaú ele mesmo, junto com seus quatrocentos homens. Ainda com medo, Jacó se inclinou a terra sete vezes antes de se aproximar a seu irmão. (Cáp. 33:3) O Versículo Chave dá-nos o relato formoso da reunião entre Jacó e Esaú. Em realidade, Esaú não tinha nenhum mau desejo para Jacó em absoluto, e ambos choraram de alegria de ser reunidos como uma família.
“Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.”
– Gênesis 33:4

Tão terna e carinhosa foi à reunião entre Jacó e Esaú que ambos fizeram questão de dar presentes e ajuda um ao outro quando viajaram. (Gên. 33:10,11,15) Jacó presenteou a Esaú com muitos animais de seus rebanhos, já que tinha bem mais que Esaú. Esaú, por sua vez, ofereceu ajuda a Jacó dentre os quatrocentos homens que tinha trazido consigo, pois Jacó precisava da ajuda adicional para cuidar das muitas ovelhas jovens e o ganhado que estavam com ele. Quão maravilhosamente ilustra esta oferta recíproca de ajuda o desenvolvimento completo do amor que todo o povo de Deus, tanto agora durante esta Idade Evangélica, como no futuro reino messiânico, deve ter dentro de seus corações e mentes. “Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações. É assim, então, que saberemos que pertencemos à verdade de Deus e que o nosso coração se sente seguro na presença dele.” —1 João 3:18,19,

CONCLUSÃO

·       1º JACÓ se reconciliou com Deus. E pediu a benção da reconciliação com seu irmão. Depois reconciliou-se com sua família.
·       Não podemos deixar assuntos de perdão pendentes em nossa família.
·       Essa é uma guerra que Deus sempre age ...e garante a vitória.
·       Jacó curvou-se sete vezes...respeito e humilhação
·       A hora da benção – noite e madrugada no jaboque ...mudou o coração de Esaú – 400 guerreiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário