CONTATOS

domingo, 4 de junho de 2017

HÁ UM TEMPO CERTO PRA TUDO



HÁ UM TEMPO CERTO PRA TUDO
Eclesiastes 3
1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

INTRODUÇÃO
O TEMPO DE SALOMÃO – em três fases de sua vida escreve três importantes livros:
JUVENTUDE – Cantares – emoções, promessas, romantismo, olhando para o futuro.
MATURIDADE – Provérbios – conselhos, experiências, palavras para o povo, como viver a vida sem tantos problemas, respostas para problemas da vida
VELHICE – Eclesiastes – sabedoria de quem já viveu todos os tempos, aprendizagem com o sofrimento e a vida, compreensão do caminho todo,
Eclesiastes 1 : 3 – 10 – nada é novo, pode parecer novo, mas já aconteceu a alguém em algum tempo. A vida é um ciclo que se repete. E no ultimo capítulo Salomão dá um conselho que faz a diferença na vida de uma pessoa ... 12:1 – “lembrar-se do Senhor...



1.     O TEMPO DE DEUS NÃO É IGUAL AO NOSSO TEMPO – O TEMPO DE DEUS É PERFEITO

Saiba que o tempo de Deus não é o nosso tempo assim como seus pensamentos e os seus caminhos não são os nossos. Nós vivemos o Chronos que é o nosso tempo, o tempo de Deus é o Kairos

Tudo tem o seu Chronos determinado, e há um Kairós para todo propósito”
existe um tempo cronológico dentro do qual vivemos, e dentro dele um momento oportuno para que se cumpram os propósitos.

Kairós – “Tempo”, especialmente um “ponto no tempo”, “momento”, “tempo oportuno”, “oportunidade favorável”, “ponto justo”, “medida certa”, “lugar apropriado”, “aquilo que é conveniente apropriado ou decisivo”.

Na teologia passou a ser usado para descrever a forma qualitativa do tempo ou “o tempo de Deus”, o tempo que não pode ser medido, é o tempo da oportunidade, livre do peso das cargas que se passam e da ansiedade das coisas que acontecem antes do tempo, ele se manifesta sempre no presente, instante após instante; Kairós marca os momentos que se tornam inesquecíveis, ainda que tenham sido breves, os gregos acreditavam que com o Kairós poderiam enfrentar o cruel e tirano Chronos. Quando se fala em Kairós se quer indicar que alguma coisa aconteceu tornando possíveis ou impossíveis certas coisas.

Chronos – “Tempo”, “período de tempo”, “espaço de tempo, longo ou breve”.
Chronos serve inicialmente para a designação formal de um espaço de tempo, ou ponto de tempo, refere-se ao tempo cronológico ou sequencial que pode ser medido. Ele controlava o tempo desde o nascimento até a morte, um pensamento Grego era que Chrono representava o tempo que faltava para a morte, uma vez que era impossível fugir do mesmo, todos seriam mais cedo ou mais tarde vencidos (devorados).

Sobre a intervenção de Deus na história manifestando o Kairós

Kairos é a intervenção de Deus no tempo, quando Deus invade o chronos se estabelece o kairos, Deus invadiu a história, Deus invadiu a história para fazer o que tinha que ser feito, na hora que tinha que ser feito, e o kairos divino só leva em conta se o ser humano que ele escolheu para este Kairos está pronto. Ele não leva em conta se as circunstancias são acolhedoras ou favoráveis, ele leva em conta se o ser humano está pronto.E quando ele se manifesta, o kairos dignifica/dá sentido ao choronos, aquele tempo, aquele minuto.

O Espirito Santo é um agente preparador, ele nos prepara para estar pronto a manifestação de Deus através do kairos, nos permitindo viver um tempo oportuno, e se alinhando com a vontade do pai. Muitas vezes nossas ações diárias de serviço que afetam a vida do próximo, pode ter sido a manifestação do kairos de Deus na sua vida em virtude/favor do outro, um abraço amigo, uma palavra, um estender de mãos para aquele que não tem mais nenhuma outra opção.
O Espirito Santo trabalha em nós para nos deixar disponiveis, para que o pai possa invadir o chronos na hora que ele quiser e assim manifestar a sua vontade aos homens, isso faz com que a minha vida ganhe sentido, cada manifestação do kairós dá sentido ao meu chronos, assim como da sentido a nossa vida nos ajuda a filtrar o que devemos ou não fazer, nos fazendo compreender por que a gente está na história, a gente está na história para que Para Deus agir no tempo dele é preciso que estejamos prontos na hora de Deus.
O eu estar pronto para a invasão de Deus no chronos, para o kairós de Deus, pode desencadear uma reação extraordinária de Deus na história, no momento em que eu estou pronto para Deus agir através de mim, e ele alcança o próximo, isso pode desencadear uma abertura no próximo para receber o kairós, e assim por diante.
Paulo e a igreja primitiva falava de Kairós, o tempo certo para a vinda de Cristo, é realmente um fator novo e decisivo para qualquer conceito cristão do tempo é a convicção de que com a vinda de Jesus, raiou um Kairós sem igual, mediante o qual é qualificado o restante do tempo. A segunda vinda de Jesus será em outro kairós que mudará a história novamente.

Deus sabe o momento certo de nos abençoar os seus caminhos assim como seus pensamentos são totalmente diferentes do que nos pensamos ser.
Por que os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Por que, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meu homem para que se arrependa. Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos que os do vossos pensamentos.” (Isaías 55.8,9)
Se Deus falou vai se cumprir no tempo certo de Deus. Por que? 
Ele não é homem para que minta e nem filho de, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não confirmaria? (Números 23.19)
O tempo não torna as coisas impossíveis para Deus - por que para Deus nada é impossível. (Lucas 1.37)

2.     O PASSADO O PRESENTE E O FUTURO  - chronos

a) Pessoas estão sendo “engolidas” pelo passado –
- olham para o sofrimento do passado e se “paralisam” para a vida hoje.
- trazem o passado para a sua vida de agora. Não deixam o passado no passado – luto, violências, etc
- sentem um saudosismo exagerado do que passou – “eu era feliz e não sabia”.
Bíblia: Salmo 118:24 Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.
LEMBRE-SE: EM JESUS AS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM EIS QUE TUDO SE FAZ NOVO.

b) Pessoas que vivem o presente como se o passado não existisse e nem o futuro
- o passado é pedagógico – aprendemos com as experiências. E Deus usa nossa história (chronos) para seu propósito – (kairos)
- o futuro nos trás esperança ... é o que virá...é o melhor de Deus para nós.
BIBLIA DIZ:  Lam 3 : 21 a 24 - Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. 22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. 24 A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
c) pessoas que vivem exclusivamente no futuro
- imaginam o que querem ser e não fazem nada no presente para conquistar, esperam sonhando sempre. Como se tudo viesse pronto. Comodistas. Não aprendem com o passado e não vivem o presente. Vivem esperando promessas sem ação alguma, ou preparo.
Lembre o kairós chega quando estamos prontos.


CONCLUSÃO:
ANSIEDADE – NÃO ACEITAMOS O TEMPO DE DEUS – KAIRÓS, NÃO ESPERAMOS, NOS AFLIGIMOS,
DEUS TEM O TEMPO CERTO
Tudo tem o seu Chronos determinado, e há um Kairós para todo propósito”

O rei Davi escreveu: “Até quando terei ansiedades e preocupações, tristeza no meu coração todo dia?” (Salmo 13:2) O que ajudou Davi a lidar com a ansiedade? Ele abriu seu coração a Deus em oração, confiando plenamente no amor leal de Deus. (Salmo 13:5; 62:8) De fato, Deus quer que falemos com ele sobre nossas preocupações. Isso vai nos trazer alívio. Em 1 Pedro 5:7, a Bíblia diz que devemos lançar sobre Deus toda a nossa ansiedade, porque ele cuida de nós.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração, súplicas e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Filipenses: 4.6).
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? (Mateus: 6.27).
Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. (Mateus: 6.31-33).

Busque o Espírito Santo ele te preparará para o kairós de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário