quinta-feira, 19 de novembro de 2015

PEÇA DE NATAL - SALVE O MESSIAS



PEÇA DE NATAL 2015 DA IGREJA BATISTA NACIONAL DA PALAVRA
SÃO LUIS - MA
SALVE O MESSIAS

1º ATO – O JARDIM
Cenário: Entrada do Jardim
Personagens: dois anjos com espadas (Rael e Ariel)

ANJO 1 – Vou confessar amigo... estou triste! Nunca pensei que isso fosse acontecer...
ANJO2 – Como não ficar? Ver o homem e sua mulher...imagem do criador sendo expulsos do paraíso... foi aterrorizador.
ANJO 1 – O inimigo conseguiu... fez com que rompessem com o criador, agora estão separados pelo pecado... viverão do suor de seu rosto...não encontrarão o criador na virada do dia como antes...Não poderão mais entrar neste paraíso. Não estarão seguros e protegidos como estavam aqui. O homem caiu! A obra prima do Pai! O primícias da criação.
ANJO 2 -  Mas... Deus preparou um plano.... não se aflija tanto! Não ouviu a profecia:  “a semente da mulher” esmagará a cabeça da serpente... sim virá um que reconciliará os homens ao criador novamente... Ele virá.
ANJO 1 - Senhor amaldiçoou a serpente e a mulher nos seguintes termos: 
VOZ DE DEUS - “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15). 
ANJO 2 - O grande conflito entre a descendência da serpente e o descendente da mulher começou a ser travado a partir desse  momento.
ANJO 1 – Mas quando?
ANJO 2 -  Na plenitude dos tempos... vamos observar... Deus traçou um plano! O amor do Pai jamais falha, nunca terá fim.
ANJO1  –Sim conhecemos o criador e sabemos que Ele é amor!

MÚSICA: Jardim da Inocência – Entre amigos
(MARCAS DE CRISTO - Solistas: Ramony, Paulo e Samuel)













2º ATO – PLANO DE SATANÁS
Cenário: TRONO NUM LUGAR ESCURO
PERSONAGENS: SATANÁS  E SEUS ANJOS(2)

SATANÁS – Há!!!!! Tudo deu certo.... enganei a mulher...toquei na vaidade humana e os dois caíram como patinhos....há que alegria! Toquei na intimidade do homem com Deus... servos....
Diabo 1 – sim mestre!
Diabo 2 – Chamou? Precisa de algo?
SATANÁS – espalhem por todo império que quero festa! Comemoremos a caída do homem.
Diabo 1 – Mas...mestre!
SATANÁS – o que é vassalo? Cumpra já minha ordem....
Diabo 1 – Sim, claro. Mas.... o senhor não lembra?
SATANÁS – Do que?
Diabo 1 – a profecia?
Diabo 2 – sim é mesmo... a profecia...que vem aquele que esmagará a cabeça da serpente.
SATANÁS – (GRITO) AHHHHHHH. Cancelem a festa. Que todos fiquem de prontidão... quero que vasculhem a terra e os tempos... me achem esse ser que virá... Não haverá descanso pra ninguém, só uma brusca incessante. Vão, vão todos, me achem tal de semente... vou esmaga-la... vou acabar com ela.... vão... vão...
Diabo 1 – sim senhor
Diabo 2 – sim senhor
SATANÁS- Ai que ódio....Ainda ecoa nos meus ouvidos a voz dele:
VOZ DE DEUS - “Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti”. 
“Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”
“Contudo, te digo...serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo”
SATANÁS-  Daí somos inimigos....Estamos em guerra permanente...Sei que o Criador planejou algo... mas eu vou fazer tudo para impedi-lo...atrapalha-lo. Rá, Rá, Rá (sai rindo) Uma coisa é certa virá da semente da mulher....nascerá. Vou impedir isso... vou impedir.

MÚSICA: “VITÓRIA DA CRUZ” - COMO LEÃO QUE RUGE...
(ministério de dança - IBNP)
3º ATO – OS PROFETAS

CENÁRIO: CIDADE ISRAELITA ou povoado
PERSONAGENS: um ancião ...ensinado jovens...(4 jovens)  PROFETAS: Moises, Isaias, Davi, Oséias, Miqueias, Zacarias.
DEMONIOS A ESPREITA...OBSERVANDO E REGISTRANDO TUDO

ANCIÃO - A profecia é necessária para que, no decorrer da história, Deus demonstre por evidências que o Messias tem o direito de governar a Terra e que Satanás não passa de um mentiroso em tudo o que fala, principalmente nas referências que ele faz a Deus. As profecias apontam para o Messias que vem....e destruirá o inimigo. O messias Implantará o Reino de Deus.
JOVEM 1 – Senhor...como virá o Messias?
JOVEM 2 - se hoje somos escravos....como reinaremos com ele na terra?
JOVEM 3 – Já imagino ...Ele, o Messias, virá num grande cavalo Branco ... e nos salvará dos opressores...
JOVEM 4 – Mas Ancião conte-nos mais sobre o Messias, salvador...que os profetas falaram
ANCIÃO – vamos relembrar as profecias....
ENTRAM OS PROFETAS .... LENDO PERGAMINHOS...
ANCIÃO – desde o início nosso Pai Moisés já dizia que o Messias viria de Judá.
MOISÉS - 10 O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. ELE VIRÁ DE JUDÁ
ANCIÃO – Isaías conhecido como Profeta Messiânico já descrevia seu nascimento 700 anos antes de tudo acontecer... Ele viria de uma virgem, predisse seu nome, que viria do trono de Davi, que mesmo assim seria desprezado e seria ferido por Deus por nós...
ISAÍAS - Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.(7:14)
Isaías 9 - 6 Afinal, um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Conselheiro-Maravilhoso, Deus Todo Poderoso, Pai-Eterno;Sar-Shalom, Príncipe-da-paz. 7Ele será descendente do rei Davi; o seu poder como rei se multiplicará sobremaneira, e haverá plena paz em todo o seu Reino. As bases do seu governo serão a verdade e a justiça, desde agora e para sempre, o zelo o Yahweh, o SENHOR dos Exércitos, fará com que tudo isso se realize!Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos.
Isaías 53:1-12
ANCIÃO – O rei Davi, em seus salmos de louvor também falou do Messias que viria... seria o filho de Deus, gerado por Deus. Seria traído por quem comia com ele, seria zombado e sofreria com a maldade dos homens, mas seus ossos não seriam quebrados e sob suas vestes lançariam sortes... Mas triunfaria no final como rei.
LEVITA DAVI - 7 Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. 2:7
9 Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar. 41 :9
Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo:
Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.
Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe.
Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.
Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude.
Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam.
Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge.
Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.
A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.
Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés.
Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam.
Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.
Salmos 22:7-18
20 Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra. 34:20
10 Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. 16:10
1 Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. 110:1
ANCIÃO – Zacarias, profeta do Deus vivo, também deu várias indicações sobre o Messias..... seria rei, salvador, viria montado num jumento, e seria traído por trinta moedas...
ZACARIAS -  Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.9:9
Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor.
Zacarias 11:12,13
ANCIÃO – Miqueias, outro profeta de Deus, predisse que essa criança por fim se tornaria um governante e que nasceria em “Belém Efrata”.
MIQUÉIAS- Agora ajunta-te em tropas, ó filha de tropas; pôr-se-á cerco contra nós; ferirão com a vara na face ao juiz de Israel.
E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Portanto os entregará até ao tempo em que a que está de parto tiver dado à luz; então o restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel.
E ele permanecerá, e apascentará ao povo na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até aos fins da terra. Miquéias 5:1-4
ANCIÃO -  Outra profecia bíblica predisse que o Filho de Deus seria chamado “do Egito”.
OSEIAS - 1 Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho.1:1
ANCIÃO – E  Daniel que viveu mais de 500 anos antes do nascimento de Jesus. No entanto, o Senhor revelou a ele informações que tornariam possível determinar com precisão o tempo em que Jesus seria ungido, ou designado, como Messias, ou Cristo. Foi  dito a Daniel:
DANIEL -  “Você deve saber e entender o seguinte: depois de se emitir a ordem para restaurar e reconstruir Jerusalém, até a vinda do Messias, o Líder, haverá 7 semanas e também 62 semanas.” — Daniel 9:25. Deus me indicou quanto tempo duraria o período que terminaria na chegada do “Messias, o Líder”.

ANCIÃO – viram mancebos... todas as profecias...
JOVEM 1 – Só nos resta esperar...a plenitude dos tempos...em que se cumprirá tudo isso.
JOVEM 3 – Vamos amigos espalhemos a boa notícia: O messias virá para nos salvar, não importa o que passamos agora, temos esperança...Ele virá nos salvar
JOVEM 4 – vamos, vamos...

MUSICA -  PROCLAMAR...BOAS NOVAS....A SALVAÇÃO?
Ministério de Dança IBNP



























4º ATO – A PELEJA DOS TEMPOS

CENÁRIO: CEUS – HORA DO DESCANSO
PERSONAGENS: 6 ANJOS

ANJO 1 – Conservos ... muitas pelejas! Faz tempo que não nos vemos! As más intenções de Satanás  para com o filho que estava para nascer à mulher ficam evidentes em toda a história dos homens. Não acham?
TODOS – DIZEM UNS AOS OUTROS....VERDADE, É MESMO....
ANJO 2 - Indícios da sua hostilidade vêm à tona desde o assassinato de Abel pelas mãos de Caim (Gn 4.8)
ANJO 3 - na corrupção da linhagem de Sete (Gn 6.1-12);
ANJO 4 – E nas tentativas de violar sexualmente tanto Sara (Gn 12.10-20; 20.1-18) quanto Rebeca (Gn 26.1-18),
ANJO 1 – E na fúria desmedida de Esaú contra Jacó que queria até matar o irmão (Gn 27). Tudo para contaminar a linhagem do Messias pois sabia que nasceria dos judeus, segundo as profecias...
ANJO 2 – E também no assassinato de todos os nenês hebreus do sexo masculino por ordem do Faraó no Egito (Êx 1.15-22), vocês lembram?
ANJO 5 - nas tentativas de assassinar Davi (por exemplo, 1 Sm 18.10-11) o CRIADOR teve que proteger a Davi diversas vezes;
ANJO 6 - na tentativa da rainha Atalia de destruir toda a descendência real de Judá (2 Cr 22.10)
ANJO 1 – e na época de Esther, na trama de Hamã para exterminar os judeus (Et 3-9);
ANJO 5 – e na desobediência do povo em suas constantes tentativas de matarem seus próprios filhos em atos de sacrifício com finalidade expiatória (cf. Lv 18.21; 2 Rs 16.3; 2 Cr 28.3; Sl 106.37-38; Ez 16.20).
ANJO 4 – Conservos... temos tido muito trabalho no decorrer da história dos homens... As más intenções do inimigo para com o filho que estava para nascer à mulher ficam evidentes em toda a história do Antigo Testamento. Isso é um fato.
ANJO 2 – Mas o criador tem livrado a descendência dos hebreus de toda investida do mal....tem dado vitória sobre tudo.
ANJO 3 – e nós aqui fiéis soldados do Pai... sempre alertas... vamos amigos, a peleja continua...
Todos – vamos, vamos, shalon, shalon, até breve....

MÚSICA – Descansarei – Ethiene Pires
(MARCAS DE CRISTO - Solistas: Ana Celeste e back)


5º ATO – A PREPARAÇÃO

CENÁRIO: CÉUS -
PERSONAGENS: TODOS ANJOS

Silêncio...de repente TOCAM TROMBETAS
ARAUTO – com voz potente ordena... “chegou a plenitude dos tempos o Messias virá, todos a postos, preparem-se, estejam de prontidão os céus, os céus dos céus, a terra, todo ser vivente.”

TODOS OS ANJOS ANDAM, CARREGAM LENÇOS, CORDÕES, VASOS...DANDO A ENTENDER A PREPARAÇÃO DE UMA GRANDE FESTA
SAEM TODOS...
FICAM 6 ANJOS (comandantes de exercito)
...

ANJO 1 – Mesmo na plenitude dos tempos... o inimigo continua a arquitetar seus planos contra o rei...
ANJO 2 – a  tentativa satânica de “devorar o filho da mulher quando nascesse” é clara... viram a ocasião em que Satanás instigou o rei Herodes a tramar uma conspiração para achar o menino Jesus e matá-lo.
ANJO 3 – É fato de que os acontecimentos históricos envolvidos no nascimento de Jesus fazem parte de um conflito angelical. Há um grande movimento, Belém fervilha de pessoas... o censo hebreu está acontecendo...Há imigrantes de todo o lugar.
ANJO 4 – Viram os reis magos? Vieram de tão longe seguindo a estrela, com presentes e muita vontade de adorar ao Rei. Já tenho uma designada uma mensagem para eles em que o Senhor adverte aos magos do Oriente em sonho “para não voltarem à presença de Herodes”, pelo que eles, “regressaram por outro caminho a sua terra” (Mt 2.12).  Pois a intensão de Herodes era saber a localização para mata-lo.
ANJO 5 - Satanás está prestes a incitar Herodes para que este mandasse matar todos os nenês do sexo masculino da faixa etária de Jesus, porém, “eis que eu apareci a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino assim que nascer e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o mar” (Mt 2.13). 
ANJO 6 - Deus sempre está um passo à frente de Satanás, tudo será como o Pai arquitetou, façamos a nossa parte.  E quando estive com Maria.... uma jovem singular.... O anúncio de que ela geraria um filho, sem que para isso fosse necessário haver intercurso sexual, deixou-a apreensiva (Lc 1.34). Informei que desceria sobre ela o Espírito Santo e o poder de Deus a envolveria com a sua sombra (Lc 1.35). Que milagre!!!!  O Filho de Deus fazendo-se carne, a fim de que, através desse grande mistério, os homens pudessem alcançar a salvação (Jo 1.1,14).
ANJO 1 -  Há o contínuo esforço de Satanás para “devorar” o filho da mulher a partir do momento que o menino nascer. Mas vamos ao trabalho...
Vocês dois (2 e 3) fiquem com José e Maria na cidade de Belém... vocês e sua tropa de anjos (4 e 5)... estejam com os pastores no campo... proclamem as boas novas para esse povo...você (6) avise o grande coral de anjos para que se prepare para louvar a Deus por esse acontecimento sem igual  e eu minha hoste celeste vamos ficar de vigia... atentos as ordens do Senhor Deus.

MÚSICA NATALINA - ?
Ministério da dança infantil - IBNP























6º ATO – O NASCIMENTO DE JESUS

CENÁRIO: ESTABULO E MANJEDOURA
PERSONAGENS: MARIA, JOSÉ, TRES REIS, TRES PASTORES, ESTRELA, ANJINHOS, TODOS OS ANJOS DA PEÇA

VOZ –  a despeito de todas as investidas do maligno....Jesus nasceu!
No início ... Satanás rejubilava por haver conseguido rebaixar a imagem de Deus na humanidade. Então veio Cristo, a fim de restaurar no homem a imagem de seu Criador. Ninguém, senão Cristo, pode remodelar o caráter arruinado pelo pecado. Veio para expelir os demônios que haviam dominado a vontade. Veio para nos erguer do pó, reformar o caráter manchado, segundo o modelo de Seu divino caráter, embelezando-o com Sua própria glória.
"Vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho." A Providência havia dirigido os movimentos das nações, e a onda do impulso e influência humanos, até que o mundo se achasse maduro para a vinda do Libertador. As nações estavam unidas sob o mesmo governo. Falava-se vastamente uma língua, a qual era por toda parte reconhecida como a língua da literatura. De todas as terras os judeus da dispersão reuniam-se em Jerusalém para as festas anuais. Ao voltarem para os lugares de sua peregrinação, podiam espalhar por todo o mundo as novas da vinda do Messias. Os homens estavam cansados de aparências e fábulas. Ansiavam algo capaz de satisfazer a alma.  havia almas ansiosas de luz, cheias de perplexidade e dor. Tinham sede do conhecimento do Deus vivo, da certeza de uma vida para além da morte.
Naquela pequena estrebaria ...Jesus Nasceu...o Rei veio ao mundo...cumprindo toda a Palavra de Deus. Jesus veio ao mundo, o salvador chegou...os anjos cantavam...

TODOS: GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS, PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE.
JESUA NASCEU....FELIZ NATAL...ALELUIA.


MÚSICA – ALELUIA DE HENDELL – DIANTE DO TRONO
(MARCAS DE CRISTO - Solista: Tania e back)

Nenhum comentário:

Postar um comentário