sábado, 10 de outubro de 2015

APRENDENDO A OBEDECER COM A BÍBLIA



APRENDENDO A OBEDECER COM A BÍBLIA

1 PEDRO 1 : 1-16
Pedro, apóstolo de Jesus Cristo,
aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia,
2 escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue:
Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

A esperança da vida eterna

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4 para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês
5 que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.
6 Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.
7 Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.
8 Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e, apesar de não o verem agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,
9 pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.
10 Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,
11 procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando predisse a vocês os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.
12 A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes são anunciadas por meio daqueles que pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado dos céus; coisas que até os anjos anseiam observar.

Sejam santos

13 Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e ponham toda a esperança na graça que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado.
14 Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.
15 Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,
16 pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".





INTRODUÇÃO  - O QUE É OBEDIENCIA?

Ação ou efeito de obedecer. Ceder. Cumprir. Seguir. Submeter-se à vontade de alguém. Cumprir uma ordem. Aceitar uma determinação. Respeitar uma lei ou mandato. Respeitar um superior ou pessoa mais velha.
Obedecer aos mais velhos é um dever das crianças e dos jovens imaturos que ainda não conhecem as armadilhas da vida e não sabem a diferença entre o certo e o errado.
Um subordinado obedece às ordens do seu superior.
O sargento fala para o soldado: - Traga-me o prisioneiro!
O soldado responde: - Sim sargento! Vou trazê-lo agora mesmo!

Obediência  X  liberdade

Obediente  é alguém que colocou a sua confiança naquele “pai que o disse para não colocar o dedo na tomada”, e muito mais do que isso. Ser obediente, no âmbito da fé, é dizer a Deus que confiamos nele totalmente e sabemos que sem Ele não conseguiremos manter-nos fiel. Significa entender que a liberdade não é fazer o que queremos, porque muitas vezes queremos coisas que nos escravizam, mas querer o que Deus quer e colocar isso em prática. Cumprir o plano de Deus é o oposto total de qualquer limitação da liberdade, é exercer essa liberdade ao grau mais alto que podemos pensar aqui nesse mundo.

Os homens e as mulheres recebem seu arbítrio como dádiva de Deus, mas sua liberdade e, por sua vez, sua felicidade eterna decorrem da obediência às leis Dele.

Muitos pensam que obediência e liberdade são duas palavras antônimas, o que é um engano profundo, porque a obediência é uma manifestação da liberdade, já que só homem interiormente livre pode optar responsavelmente por obedecer. Quando Jesus se “fez obediente até à morte de cruz” (cf. Fil 2,8), estava encerrando um tempo de escravidão do homem ao pecado, à lei farisaica, e ao medo do morte, e abrindo para este o caminho da perfeição da obediência.



O QUE A BÍBLIA NOS ENSINA SOBRE A OBEDIENCIA?

1.     É PRECISO TER DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER

Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!
Deuteronômio 5:29

2.     DEUS VALORIZA MAIS A OBEDIENCIA QUE O SACRIFÍCIO
Samuel, porém, respondeu:
"Acaso tem o Senhor tanto prazer
em holocaustos e em sacrifícios
quanto em que se obedeça
à sua palavra?
A obediência é melhor
do que o sacrifício,
e a submissão é melhor
do que a gordura de carneiros.
1 Samuel 15:22

3.     OBEDECER É PROVA DE AMOR A DEUS
"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
João 14:15
Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.
1 João 5:3
E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: Que vocês andem em amor.
2 João 1:6

4.     O POVO DE DEUS OBEDECE A DEUS
"Por que vocês me chamam 'Senhor, Senhor' e não fazem o que eu digo?
Lucas 6:46
Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!
Atos dos Apóstolos 5:29

5.     OBEDIENCIA GERA AÇÃO - DESOBEDIENCIA gera ENGANO

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.
Tiago 1:22
Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.
1 Pedro 1:14

6.     OBEDIENCIA E SOFRIMENTO

Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,
Hebreus 5:8-9
Filipenses 2.8 dizendo: "Ele foi obediente até a morte, e morte de cruz".

7.     OBEDIENCIA E PROSPERIDADE
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido.
Josué 1:8
escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue:
Graça e paz lhes sejam multiplicadas.
1 Pedro 1:2

8.     OBEDIENCIA E GALARDÃO
Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.
Mateus 5:19

9.     OBEDIENCIA E GRAÇA

A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado transbordou a graça,
Romanos 5:20
Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?
Romanos 6:16

10. DEVEMOS LEVAR OUTROS À OBEDIENCIA A DEUS
Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.
Romanos 1:5

Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.
Romanos 5:19
    Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros.
2 Coríntios 9:13     

Nenhum comentário:

Postar um comentário