domingo, 5 de abril de 2015

VIVENDO NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS


VIVENDO NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS
Texto de Efésios 5: 14-17 diz “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”

Quando Paulo escreve a carta a Igreja de Éfeso não foi com a intenção de resolver ou corrigir problemas dentro da Igreja, como fez em outras epístolas.
Nesta carta sua intenção é de enfatizar os recursos espirituais que os crentes receberam para cumprir o propósito de Deus para a sua Igreja: Oferecer Honra e Glória ao Seu Santo Nome.
Amado leitor, faça uma autorreflexão sobre duas questões:

a)   Você busca saber qual é a vontade de Deus para a sua vida?
b)   Você busca viver no centro da vontade de Deus?

Em Jr 29.11 a Palavra nos diz “Eu sei que pensamentos tenho a vosso respeito diz o Senhor, Pensamentos de Paz e não de mal para vos dar o fim que desejais” no mesmo capítulo, versículo 13 diz ”E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.”

Diante do exposto separamos 5 formas de nos direcionarmos ao centro da vontade de Deus:

1 – Crer

Precisamos crer que Deus tem o melhor para nossas vidas.
Assim como foi dito por Davi, quando escreve o Sl 143.10 “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.”

Davi cria que Deus tinha um caminho melhor para ele do que ele mesmo poderia ter.
Davi não sabia qual era o plano de Deus para sua vida, porém, mesmo antes de se tornar rei, de ser uma pessoa de destaque dentro da sociedade da época, quando ainda jovem, sempre creu que Deus tinha o melhor para sua vida.
 Davi não sabia, mas Deus estava moldando-o e instruindo-o para se tornar rei.
Pois quando ainda pastor de ovelhas, lutou contra o urso e o leão; e assim Deus estava preparando-o para lutar contra Golias. Deus estava observando cada passo de Davi.
 Saiba que quando você achar que está sozinho, passando por lutas, que muitas vezes só você sabe, por provações e dificuldades que só você conhece, talvez até sem compreender a razão ou o sentido de estar passando por esses momentos difíceis, Deus está atento a tudo, te preparando para algo maior: “a vitória”.

É isto que a história de Davi nos ensina, que Deus está atento a um coração que crê, a um coração que o adore e a um coração que o busque, com a confiança de que só Deus tem o melhor para a nossa vida.

2 – Sujeição

“Jesus Cristo é o nosso maior exemplo de sujeição, pois em João 6.38 ”Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.”
O que Jesus, filho de Deus, que tem poder sobre a vida e a morte, sobre o céu e a terra, que cura os enfermos e ressuscita os mortos, nos ensina nesta passagem?

Que devemos buscar a vontade de Deus e nos sujeitarmos a ela.
 Amados, isso nos faz entender que o plano de Deus para a nossa vida só se pode cumprir mediante sujeição. Deus só vai trabalhar em sua vida, se você se sujeitar a Ele, assim como Jesus nos ensinou através do seu próprio exemplo.


3 – Obediência

Ananias, em Atos dos apóstolos, capítulo 8, versículo 11, recebe uma ordem expressa de Deus. O Senhor o mandou ir a casa de Judas na rua direita e o manda procurar um homem chamado Saulo da cidade de Tarso. Ananias sabia que Saulo perseguia e prendia a todos os seguidores de Cristo, e mesmo assim, obedeceu a Deus. Abraão, ao sair da sua terra, mesmo sem saber para onde iria, ouviu a voz de Deus e obedeceu. Temos aqui dois exemplos de homens que criam que Deus estava no controle de todas as coisas. Sujeitaram-se a vontade de Deus e obedeceram. Mesmo sem compreender a vontade de Deus!

Se quisermos que Deus aja em nossas vidas, temos que viver vidas de obediência, não basta somente crer que Deus tem o melhor para a sua vida ou se sujeitar de maneira acomodada, achando que Deus vai atuar sozinho. Nós devemos participar ativamente na execução do plano de Deus para nossa vida. Obediência significa ter atitude. Agir. Obediência requer ação!

Ananias foi onde Deus o mandou ir, Abraão saiu de onde Deus o mandou sair, talvez Deus esteja lhe mandando ir ou sair de um determinado lugar, precisamos estar atentos ao que diz o Espírito Santo de Deus.

Amados leitores, quantos de vós já sentiram no coração o desejo de falar de Jesus para um vizinho ou um amigo? Quantos já ouviram Deus dizer para sair de uma amizade que não está agradando ao Senhor? E quando o Espírito Santo lhe dirige para um determinado caminho, uma determinada escolha… Você obedece?

Você esta indo onde Deus lhe manda ir?
Você esta saindo de onde Deus lhe manda sair?

Aprenda uma coisa, não há benção sem obediência.




4 – Dependência

No livro de Êxodo vemos o sobrenatural de Deus na vida do povo de Israel, pois Ele supriu o povo no deserto, com roupas que não ficavam velhas, com alimentos que caíam do céu, com água que saía da rocha, com uma coluna de nuvens durante o dia para proteger do calor e uma coluna de fogo durante a noite para guiar e proteger o povo das asperezas do deserto.

Nunca devemos pensar ou supor que conseguiremos tudo sozinhos, devemos aprender a viver na dependência de Deus. Servimos a um Deus que supre todas as nossas necessidades. Se Deus ainda não manifestou o Seu desejo com relação a alguma decisão que você está planejando tomar… Espere! Dependa de Deus para tomar uma decisão. Espere Deus esclarecer. Lhe mostrar o caminho que Ele deseja que você siga. Dependa de Deus para caminhar e seguir em frente.

5 –

A epístola aos Hebreus 11.6 nos diz que ”De fato sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e se torna galardoador dos que o buscam”.

Citamos como exemplo Sadraque, Mesaque e Abede-nego amigos de Daniel, três jovens que embora a pouca idade, conheciam o Deus a quem serviam.
Eles criam nos planos de Deus para as suas vidas, eles se sujeitaram ao plano de Deus, eles escolheram obedecer a Deus, quando não se prostraram diante da estátua, eles dependeram da soberana vontade de Deus e eles tiveram fé, de que Deus os livraria da fornalha; mas tinham convicção de mesmo que Deus não os livrasse, ainda assim, valeria a pena morrer pelo Deus verdadeiro ao qual eles serviam.

Amados, Jesus é a maior prova do amor de Deus por nós. Deus nos deu seu único Filho para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Ao aceitar Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, você passa a buscar a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. E Deus fará grandes mudanças em sua vida, pois Ele é fiel e justo. Deus pode restaurar a sua vida e a sua família e lhe conceder a vitória. Em qualquer área da sua vida. Apenas creia!

 Sendo Fiel! – “Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara” (v.28: 16).
Deus está observando as coisas pequenas que fazemos. Tudo começa nas coisas pequenas! Quando aprendemos com o pequeno, Deus nos coloca no grande! “Quando somos fiéis no pouco sobre o muito seremos colocados!” (Mateus 25:23). O problema é que queremos começar pelo grande!
Quando caminhamos com o Senhor ele fala conosco, e então, sabemos e temos a convicção de que ele falou conosco.
Não existe lugar melhor aonde Deus quer te colocar. Quando murmuramos sobre o lugar que Deus nos colocou, nos colocamos acima de Deus porque não cremos que ele tem o melhor para nós, então pecamos e não somos abençoados.
Pensamos que o lugar que Deus nos põe deve estar perfeito. Ex: Jonas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário