CONTATOS

sábado, 8 de março de 2014

PROJETO PALAVRA EM AÇÃO - CRIANÇAS FORA DA RUA





 ESSE É UM PROJETO QUE NASCEU NO CORAÇÃO DE DEUS...
AMAI AO PRÓXIMO.... NÃO FOI ISSO QUE ELE DISSE?
ANO PASSADO FIZEMOS UMA VISITA NAS CASAS DE UMA COMUNIDADE POBRE DO ENTORNO DA NOSSA IGREJA... A INTENÇÃO ERA ALCANÇAR AS CRIANÇAS COM UM CONVITE PARA UMA FESTINHA INFANTIL...

NUMA DAS CASAS QUE ENTRAMOS COM A EQUIPE DE VISITAÇÃO AS CRIANÇAS ESTAVAM NUMA MESA ENROLANDO PEDRINHAS DE CRAQUE EM SAQUINHOS....
O PAI TRAFICANTE USA OS FILHOS PARA A PRODUÇÃO DOMESTICA DE DROGAS....

O QUADRO FOI DEMAIS PARA NÓS. ENTÃO RESOLVEMOS CRIAR ESSE PROJETO. PELAS MANHAS AS CRIANÇAS SÃO MATRICULADAS NUMA ESCOLA MUNICIPAL E A TARDE FICAMOS COM ELAS NUMA AÇÃO DE AMOR QUE ENVOLVE REFORÇO ESCOLAR, OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA, MATEMÁTICA E INFORMÁTICA.

NENHUM POLÍTICO OU INSTITUIÇÃO  NOS AJUDA FINANCEIRAMENTE... HÁ SIM UMA MOBILIZAÇÃO DE PESSOAS QUE QUEREM AJUDAR. ESSE É O SEGUNDO ANO, AS 18 HORAS ENTREGAMOS AS CRIANÇAS COM OS DENTES ESCOVADOS DEPOIS DE UMA PELA REFEIÇÃO DIÁRIA.

HOJE TEMOS 43 CRIANÇAS, POIS NÃO TEMOS ACOMODAÇÕES FÍSICAS PARA ABRIGAR MAIS... COM MUITA PENA VOLTAMOS MAIS DE 10 MÃES POR NÃO TERMOS VAGAS...
SEGUE O PROJETO INICIAL...

SE QUISER NOS AJUDAR FINANCEIRAMENTE... SERÁ UMA AJUDA BEM VINDA. DEIXE UM COMENTÁRIO QUE FAREMOS CONTATO.





PROJETO PALAVRA EM AÇÃO 
 
1.    JUSTIFICATIVA 
A Igreja Batista Nacional da Palavra - IBNP é uma instituição sem fins lucrativos comprometida com a humanização da sociedade a partir de ações de apoio social segundo as necessidades emergenciais da comunidade de entorno.
Dentre as ações que desempenha tem o objetivo de atuar na área de formação de cidadãos conscientes, críticos, criativos, capazes de transformar a realidade em que estão inseridos. Pois é através de ações formativas que se muda realmente a vida humana, fugindo assim do viés apenas assistencialista na inferência de apoio social.
Através de definição de objetivos comuns que visem a melhoria do ambiente em que vivem, junto com a comunidade pretende-se criar possibilidades de novas oportunidades de inserção social e cultural..
O PROJETO PALAVRA EM AÇÃO é norteado por princípios cristãos e bíblicos de justiça, solidariedade, fidelidade, união, promovendo uma vivência de valores, priorizando uma educação que permita às crianças, adolescentes e jovens a construção de  conhecimento e  pensamento, o que terá impacto no cotidiano da comunidade minimizando a violência, envolvimento com drogas, desinteresse pela educação formal e outros benefícios.
Uma etapa que antecedeu a elaboração deste projeto foi um trabalho de construção de diagnóstico marco-situacional da realidade que pretendemos atuar. Diante de vários trabalhos desenvolvidos junto a comunidade carente do bairro Recanto do Vinhais, por aproximadamente 1 ano, identificamos o crescente estado de violência, pobreza, o envolvimento precoce de crianças com drogas como o craque e o desprovimento de instituições sociais de apoio à população.
Tal alarmante diagnóstico nos fez adotar esse projeto de iniciativa formativa para crianças e adolescentes, que além de proporcionar educação de qualidade, as mesmas serão alimentadas, ter atividades esportivas e lúdicas, além de receber uma alimentação diária saudável e nutritiva.
É importante ressaltar que  “A contribuição da escola para a educação é a de fazer o aluno ter êxito e não a de se desculpar por fracassar.” (PHILIPPE MEIRIEU). A realidade educacional do Brasil e Nordeste já aponta que a Escola tem provocado os maiores equívocos educacionais com seus alunos. A educação formal deveria proporcionar aprendizagens significativas, no entanto, tem gerado um déficit educacional nas crianças, adolescentes e jovens que, a cada ano letivo, tem menos possibilidade de êxito nos estudos.
Identificamos que mesmo matriculados no Ensino Fundamental, as crianças, em sua maioria, não sabem ler e apresentam dificuldades até em escrever o nome. Possibilitar aos alunos aprendizagens significativas que foram, de certo modo, não desenvolvidas pela escola é o principal objetivo do PROJETO PALAVRA EM AÇÃO.
Diante da necessidade de criar novos caminhos para a comunidade, percebe-se o quanto é importante possibilitar aos alunos de escolas públicas e comunitárias da região do Recanto do Vinhais, que encontram dificuldades na aprendizagem, apoio e reforço escolar para ajudá-los alcançar êxito nas séries que estão inseridos.
Temos  consciência de que o nosso máximo esforço não será suficiente para atingir o universo desejado, porém o mais importante é pensar que, se não temos condições de resolver todo o problema, podemos, pelo menos, minimizá-lo. O nosso lema é: propiciar alguma perspectiva de vida  àqueles com pouca esperança de um futuro melhor.
O PROJETO PALAVRA EM AÇÃO tem cunho educativo e social e visa  proporcionar um futuro promissor aos menos favorecidos. O desafio é grande pois manter 40 crianças com atividades educativas de qualidade e alimentação, bem como de assistência social e pedagógica que envolve diversos profissionais é um desafio a ser atingido.



2.    DA INSTITUIÇÃO

A IGREJA BATISTA NACIONAL DA PALAVRA – IBNP, é uma Instituição religiosa sem fins lucrativos, com diretoria própria, pertencente à CONVENÇÃO BATISTA NACIONAL – CBN, regularizada com CNPJ nº 06.219.753/0001-79. Tem sede própria na Rua Plutão, nº01, Recanto do Vinhais, telefone fixo nº (98) 3236 1825.
A IBNP tem como pastor presidente o Pr. Nilson dos Santos Bastos, com CPF 223 000 000 – 00 e CI nº 00000000000000, o mesmo faz parte da Ordem dos Ministros da CBN com carteira nº 000000000 é formado em Bacharel em Teologia.
A IBNP subsiste das contribuições voluntárias de seus membros, que atualmente gira em torno de 80 pessoas. A diretoria é eleita anualmente e, além do presidente consta de vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário, primeiro tesoureiro, segundo tesoureiro e três conselheiros fiscais.


3.    OBJETIVOS
·         Oferecer suporte nas diferentes fases de aprendizagem das crianças em idade escolar; promovendo atividades que permitam o desenvolvimento de competências diversas nos alunos para que o aluno a supere os desafios surgidos no caminhar da aprendizagem.
·           Proporcionar às crianças, adolescentes e jovens oportunidade de socialização, desenvolvimento de atividades desportivas e lúdicas que contribuam para sua formação integral enquanto cidadãos.
·           Envolver os conhecimentos formais em atividade criativas e construtivistas com vistas ao entendimento que estudar ajuda a viver melhor e galgar novar oportunidades.
·           Garantir uma refeição diária com qualidade nutricional para atendimento da população carente da região.


4.    PRINCÍPIOS

As ações humanas baseiam-se sempre princípios e, como essa ação em particular é estritamente formativa, estes devem estar bem explícitos:
·         Formação humana integral que compreende o ser humano em sua totalidade nas diferentes e múltiplas formas de apreender a realidade que o cerca;
·         Desenvolvimento de valores cristãos e humanos em todas as ações desenvolvidas, para que o educando se posicione num mundo competitivo de forma construtiva e solidária;
·         O conhecimento não é dado, mas, sobretudo, desenvolvido e construído de forma individual e coletiva;
·         A família como um projeto de Deus para o homem o que deve ser resgatada no seu papel social para a construção de uma sociedade saudável;
·         Todos são capazes de aprender em suas diferenças e ter oportunidades sociais equânimes;
·         Respeito Deus, às autoridades, pais, professores e ao semelhante.


4. DESENVOLVIMENTO NA FASE INICIAL
        
A IBNP oferece a estrutura física para início do projeto, que consta de uma sala de aula interativa de multiuso (4x6m), secretaria administrativa (3x4m), sala de informática equipada com 10 computadores (4x4m), cozinha (3x4m), e um pátio externo (ainda não coberto - 8x8m), dois banheiros (um fem e outro masc).
A partir do mês de janeiro de 2013, os alunos serão matriculados no Projeto e permanecerão nas instalações da IBNP por 3 horas diárias, inicialmente no turno da tarde, em 2 turmas de, no máximo, 20 alunos cada perfazendo um total de 40 alunos atendidos nessa fase inicial.
À medida que formos ampliando, inclusive os espaços (salas de aulas) atenderemos mais crianças. As turmas serão organizadas considerando a idade e série dos alunos no ensino formal.
A inscrição e o processo inicial de diagnóstico será realizado em janeiro de 2013 com o início das atividades do Projeto com as crianças, no turno da tarde, a iniciar em fevereiro de 2013. As turmas formadas no inicio do ano letivo funcionarão por um semestre. No segundo semestre de 2013 abriremos inscrições para novas turmas, podendo algumas crianças do período anterior  continuar no projeto no semestre seguinte caso seja necessário.


5.    ESTRATÉGIAS

            Considerando que os alunos inscritos apresentarão dificuldades diversas e que cada um tem sua forma própria de aprendizagem o projeto trabalhará com diversas atividades:
·         Utilização de aulas de reforço escolar proporcionando atendimento individual e coletivo em horário diferenciado da escola onde o aluno encontra-se matriculado, priorizando as disciplinas de português (alfabetização, leitura, gramática, redação e interpretação de textos ) e matemática (raciocínio na resolução de problemas);
·         Realização de oficinas diversas: música, teatro, reciclagem, brinquedos, leitura, etc.
·         Organização de brinquedoteca como espaço alternativo de atividades lúdicas e de leitura;
·         Aulas de informática básica para alunos do projeto e comunidade em geral;
·         Realização de palestras educativas para os pais dos alunos matriculados no projeto e assistência psicológica, espiritual  e social às famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário