segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012


ONDE ESTÁ O SEU CORAÇÃO?


"Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração." Mateus 6:19-21

        O que conta para Deus, não é a mera aparência externa, mas o que a pessoa realmente é no íntimo. (Pr 17:3; 24:12; Sal 17:3; 1Sa 16:7)

        De modo que as Escrituras aconselham: “Mais do que qualquer outra coisa a ser guardada, resguarda teu coração [o inteiro homem interior], pois dele procedem as fontes da vida.” (Pr 4:23)

E insta-se com as esposas cristãs a dar atenção primária, não ao adorno externo, mas à “pessoa secreta do coração, na vestimenta incorruptível dum espírito quieto e brando, que é de grande valor aos olhos de Deus”. — 1Pe 3:3, 4.

        Hebreus 4:12 explica que a palavra de promessa de Deus, igual a uma espada afiada, é capaz de “discernir os pensamentos e as intenções do coração”.

        Também Jesus indicou que do coração procede a força motivadora por trás da nossa conduta, quer boa, quer má. (Mt 15:19; Lu 6:45) Visando cultivarmos as motivações corretas, a Bíblia nos adverte a não permitir que nossos tratos com outros sejam maculados por um desejo de lucro egoísta

        A condição de nosso coração se reflete na nossa disposição, nossa atitude, quer orgulhosa, quer humilde. (Pr 16:5; Mt 11:29)

        Nossos sentimentos e emoções também fazem parte desse homem interior. Estes incluem amor (De 6:5; 1Pe 1:22), alegria (De 28:47; Jo 16:22), dor e tristeza (Ne 2:2; Ro 9:2), ódio (Le 19:17). Assim, o coração pode estar “ansioso” (Is 35:4), “traspassado” de aflição (Sal 109:22), “derreter-se” de medo de aflições (De 20:8).

O CORAÇÃO PODE SER ENDURECIDO

“...Faraó continuou de coração endurecido...” (Êx. 8.15)

        São auto-suficientes. Não querem a ajuda de ninguém

        São teimosas. Insistem com seus pensamentos errados

só para não admitirem que se equivocaram

        São competitivas e invejosas

        São ciumentas

“Se hoje ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb. 4.7)

Quem endurece o coração quando ouve a voz de Deus, torna-se uma pessoa mais ou menos assim:
1. Insensível.
2. Bruto. A brutalidade nada mais é do que a carência de algo suave que lhe penetre o coração. Mas se o coração for de pedra, jamais poderá entrar algo suave nele.





CORAÇÃO DE PEDRA

        “…Ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendes o coração endurecido” (Mc. 8.17)

1. Não têm fé. É lógico, uma pessoa com um coração petrificado, endurecido, jamais conseguirá crer na providência de Deus.
2. Não consideram o próprio Jesus. Os discípulos não levaram em consideração o fato de que ter Jesus em nosso barco é mais importante do que ter pão.
3. Não compreendem. Realmente, quem tem um coração de pedra não compreende que os bens espirituais são infinitamente superiores aos materiais. Jesus perguntou-lhes com um certo espanto: “Vocês não compreenderam?”

        “…tirarei o coração de pedra,

e lhes darei um coração de carne” (Ez. 11.19).

VIGIAI O CORAÇÃO

        Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.Provérbios 4:23

        o cristão, embora conheça a verdade e possa considerar-se maduro, tem de lembrar-se da traição que seu coração pode revelar e, por isso, precisa ter muito cuidado de não se colocar no caminho duma tentação. — Mt 6:13; 1Co 10:8-12.



DEUS QUER NOSSO CORAÇÃO POR INTEIRO

        UM CORAÇÃO DIVIDIDO - Davi orou: “Unifica meu coração para temer o teu nome”, o que sugere que o coração da pessoa pode ficar dividido com respeito às suas afeições e aos seus temores. (Sal 86:11) Tais pessoas podem ter “corações divididos” — ser mornas na adoração de Deus. (Sal 119:113; Re 3:16) Alguém pode também ter “coração dúplice, tentando servir a dois SENHORES , ou dizendo enganosamente uma coisa, ao passo que pensa outra. (1Cr 12:33; Sal 12:2 n.)

        Jesus denunciou fortemente tal

hipocrisia dúplice. — Mt 15:7, 8.

        Quem procura agradar a Deus não deve ser nem dúbio, nem dúplice, mas tem de servi-lo de pleno coração. (1Cr 28:9)

"O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (TG 1:8)

        Isto exige esforço diligente, visto que o coração está desesperado e inclinado à maldade. (Je 17:9, 10; Gên 8:21)

As ajudas para manter o coração pleno são: oração feita de coração (Sal 119:145; La 3:41), estudo regular da Palavra de Deus (Esd 7:10; Pr 15:28), participação zelosa na pregação do evangelho (veja Je 20:9) e a associação com outros, cujo coração é pleno para com Deus. — Veja 2Rs 10:15, 16.



CORAÇÃO  X  TESOURO


        Pois onde estiver o vosso tesouro, ..... Seja no céu ou na terra, lá estará o seu coração também: o coração é sempre definido sobre o tesouro.

        E como é o tesouro de um homem? como é seu coração?  Se o seu tesouro é só aqui, e ele não tem as verdadeiras riquezas, seu coração é apenas terreno e carnal, mas se o seu tesouro é celeste, seu coração e conversa vai estar no céu;

        O nosso coração está naquilo que mais damos valor. É por isso que se colocarmos nosso coração nas coisas das quais podemos ser privados, correremos o risco de ser infelizes

        Um coração cheio de amor por Deus,

requer toda a força do adorador (Mc 12.30; Lc 10.27; Dt 6.5).

O termo "força" (ischuos) implica em o corpo físico

desenvolver sua capacidade, talento e força de ação.

Enquanto o "coração" e "entendimento" apontam para a

vontade e sentimentos íntimos, "força" comunica o desafio

para gastar as energias físicas em atos de amor por Deus.

ONDE ESTA O SEU CORAÇÃO?

        Jesus sabe onde está nosso coração, Ele sabe tudo, mas pergunta ao homem para provocar uma reflexão sobre as prioridades da vida. Pv 21:2 “Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações”.

        "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (HB 4:12)

        Jeremias 17:10 diz: Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”

        Passamos a vida toda correndo atrás de tesouros que, quando não são perdidos, roubados ou desgastados pelo tempo, simplesmente não são gozados e muito menos levados conosco quando de nossa morte...

        Aquele que está com o coração no lugar errado, está com a vontade desalinhada a vontade de Deus



O CORAÇÃO DE DAVI

        O salmista Davi, chamado em Atos 13:22 de “homem segundo o coração de Deus”, declara no Salmo 57, verso 7: “Firme está o meu coração, ó Deus, o meu coração está firme”. Firme em quê? O salmista prossegue: “Cantarei e entoarei louvores”.

        Em outra ocasião o mesmo Davi declara: “Pois um dia nos teus átrios valem mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade”.

        Perceba, o tesouro de Davi, o seu prazer estava em permanecer na presença do Senhor, em fazer sua vontade, em estar na sua casa.





O CORAÇÃO DE SALOMÃO

        Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei,2 Crônicas 1:11

        Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá. 2 Crônicas 1:12


ALGUNS TESOUROS PARA O NOSSO CORAÇÃO

        Temor do senhor é tesouro - (Is 33:6) “E haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; e o temor do SENHOR será o seu tesouro”

        O amor a Deus - "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento." (MT 22:37)

        Obediência a Palavra, amor entre irmãos - "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;" (1PE 1:22)

        Santificação e fé - "Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa," (HB 10:22)

        Confiança em Deus - Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.Jeremias 17:7

        Esperança - Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. Hebreus 10:23

        Reino de Deus - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.Mateus 6:33





PREGAÇÃO DE DOMINGO, 26.02.2012

PRA. SILVANA MACHADO




Nenhum comentário:

Postar um comentário