segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

HOMENS E MULHERES QUE O MUNDO NÃO É DIGNO DE RECEBER


SERMÃO:  O MUNDO NÃO É DIGNO DE NÓS

TEXTO: HEBREUS 11
36 E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
37 Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
38 (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
39 E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,
INTRODUÇÃO
·       Em Hebreus 11 há uma lista de excelência: os heróis da fé.
ABEL, ENOQUE, NOÉ, ABRAÃO, SARA, ISAQUE, JACÓ, JOSÉ, MOISES, RAABE, GIDEÃO, BARAQUE, SANSÃO, JEFTÉ, DAVI,  SAMUEL, DANIEL E SEUS AMIGOS – PROFETAS, REIS E JUÍZES.
          Homens de Deus acima da maioria. A Bíblia faz menção destas pessoas. Ela descreve apenas algumas e diz dos grandes feitos acontecidos nelas ou através delas. A lista encontra-se em Hb 11.
          Olhando para essas pessoas queremos fazer prodígios iguais a elas, nossa fé se anima e sentimos que podemos conseguir matar nossos gigantes, fechar a boca dos leões e entrarmos no fogo sem nos queimar. Podemos atravessar o nosso mar a pés enxutos, fazer fogo cair do céu, derrotar nossos inimigos mesmo estes sendo maior número e mais poderosos que nós...
          Em Deus podemos fazer proezas! Mas o autor de Hebreus dividiu a lista em dois grupos. O primeiro é o grupo daquelas que foram grandes aos olhos humanos: reis, juízes, libertadores...
          O outro grupo é o daqueles que, a olhos humanos, foram verdadeiros derrotados. O texto diz: "outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada; andaram peregrinos, vestidos de pele de ovelhas e cabras, necessitados, afligidos, maltratados (...), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra" - Hb 11.36-38.
          É digno de nota que no verso 38 o autor bíblico abre um parêntese e redige: "homens dos quais o mundo não era digno".
          A quem o autor está se referindo que o mundo não era digno de ter recebido estes cidadãos? Ao primeiro grupo, dos reis, juízes, libertadores? Talvez. Mas com toda certeza está se referindo ao segundo grupo. Inspirado pelo Espírito Santo o autor de Hebreus faz este destaque justamente para aqueles que mais sofreram. Para aqueles que foram pequenos aos olhos humanos. Para aqueles que foram, entre tantos outros dissabores, pobres, sofredores, excluídos, difamados, perseguidos!
         
Quem são essas pessoas especiais que o mundo não é digno de receber?

1.     QUEM NÃO ANDA SEGUNDO OS PADRÕES DO MUNDO
          O Servo do Senhor deve andar com a mente nos céus, mas lembrando sempre que os pés estão sobre a terra; aqui estamos e vivemos. Jesus, afirmou:

“Eles não são deste mundo...” (Jo 17.16), em outras palavras, Paulo fez a mesma declaração: “Somos cidadãos dos céus...” (Fp 3.20).
1.1  O MUNDO É GOVERNADO PELO MALIGNO - Verdadeiramente somos estrangeiros neste mundo governado pelo maligno (1º Jo 5.19, Jo 16.11); conseqüentemente, não falamos a mesma língua, não compartilhamos os mesmos costumes e a
1.2  NOSSA CULTURA É OUTRA. E isto tudo, automaticamente nos coloca em oposição ao diabo e aos homens ímpios. A grande missão do diabo é levar o servo à uma situação de desobediência e rebelião diante de Deus e para alcançar este objetivo, ele usa de toda a sua sabedoria e influência.
1.3  O DIABO E O MUNDO TEM INIMIZADE CONTRA NÓS  - Como estrangeiros e por não assimilar os costumes e práticas comuns aos homens; a exemplo do Senhor, não nos tornamos bem vistos e estes desenvolvem sentimentos de inimizade e nos encaram como companhias desagradáveis. Vejam as palavras do Mestre: “...e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo...!” (Jo 17.14)  e ainda:“...No mundo passais por aflições...” (Jo 16.33).

2.     QUEM VIVE UMA VIDA DIÁRIA DE LUTA CONTRA A CARNE ENFRENTANDO A  FÚRIA DE SATANÁS
2.1 SOMOS CHAMADOS PARA SER SEPARADOS -  impossível ao Servo viver em comum acordo e participar dos anseios deste mundo. Afinal, fomos chamados para sermos “separados!”
2.2 SER ESPARADO IMPLICA EM SANTIDADE – OLHOS, MÃOS, OUVIDOS, PENSAMENTOS - E esta condição de “separado”, chama sobre nós à atenção de satanás, que com todas as suas forças se aproxima tentando induzir-nos a pecar. Sãos os pensamentos impuros e pecaminosos que querem invadir a nossa mente. Usa de nossa visão e apresenta-nos coisas pecaminosas. São as palavras ímpias que nos faz ouvir e procura nos conduzir a lugares impróprios aos santos. Além de levantar homens maus que nos querem atingir. Na prática isto significa a luta do Espírito contra a carne descrita em Gálatas 5.17:
2.3 LUTA CONTRA A CARNE - “Porque a carne luta contra o Espírito...” ( veja o texto completo Gl 5.16-26).
Mas, apesar desta pressão aparentemente invencível, o Senhor nos deu uma palavra de ânimo:
2.4 LUTA CONTRA O DIABO - “ Resisti ao diabo, e ele fugirá!” (Tg 4.7)
Resistir! é isto que Ele quer dos seus santos, homens fortes e vencedores, portanto, resistam!

3.     QUEM OBEDECE A DEUS
3.1 SEGUE O EXEMPLO DEJESUS QUE FOI OBEDIENTE AO PAI -     O Senhor conhece as fraquezas e dificuldades comuns aos homens, afinal, Ele nasceu de mulher; sentiu dores; experimentou a tristeza em muitas situações, alegrou-se em outras; trabalhou com as mãos e do seu rosto escorreu o suor; viveu numa comunidade; muitas vezes sentiu fome e sede. O Senhor foi um homem comum. Despojado da glória celeste; sujeito aos mesmos erros e dissabores dos demais humanos. Era com muito esforço e luta (Jejuns, orações, pureza, etc) que conseguia ter comunhão com o Pai. Ele conseguiu e afirmou-nos que podemos também! Ele sabe o quanto custa obedecer a Deus num meio que é hostil a Deus. E nos temos de aprender a obediência e exercitá-la em nossa vida.
3.2 CONHECE A PALAVRA DE DEUS
3.3  DEIXA CERTAS COISAS
- Pessoas  e amizades
- práticas profissionais
- costumes e culturas pré-concebidas
- tradições familiares, religiosas
- formas de pensar e agir
3.4 QUER AGRADAR A DEUS MAIS QUE AOS HOMENS
          “Porque amaram mais a glória dos homens, do que a glória de Deus.” (Jo 12.43) Este texto explica o fato de muitos, mesmo conhecendo os erros e pecados que envolvem o “sistema” persistirem apoiando-os em desobediência a Deus.
          É tempo de sermos sensíveis ao Espírito Santo, ouvirmos a sua voz e a exemplo do Senhor Jesus levantarmos e pagarmos o preço de sermos santos, fieis e dignos da filiação divina.      
3.4 FAZ A VONTADE DE DEUS -  E preciso termos a consciência que já não somos nossos e que a nossa vontade deve ser totalmente submetida ao querer do Senhor (1º Co 5.15).

4.     QUEM DÁ TESTEMUNHO DA FÉ MESMO EM SITUAÇÕES ADVERSAS
"outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada; andaram peregrinos, vestidos de pele de ovelhas e cabras, necessitados, afligidos, maltratados (...), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra" - Hb 11.36-38.
4.1  PASSA PELA PROVAÇÃO E É APROVADO (escárnios, açoites, algemas e prisões) – escárnio e vergonha  publica
4.2  SOFRE DORES FÍSICAS, ENFERMIDADES, MORTE (apedrejados, serrados ao meio, morrem trágicamente)
4.3  PASSA NECESSIDADE MATERIAL (não tem o que vestir, necessitados de recursos básicos)
4.4  SOFRE MAUS TRATOS (afligidos, caluniados, maltratados)
4.5  NÃO TEM UM LUGAR PRÓPRIO (errantes, nos desertos, covas, antros da terra) – casa, emprego, família etc

Passam por tudo isso não negando a fé. Fortalecem sua experiência com Deus. Ex Jó.

CONCLUSÃO
1.     QUEM NÃO ANDA SEGUNDO OS PADRÕES DO MUNDO
2.     QUEM VIVE UMA VIDA DIÁRIA DE LUTA CONTRA A CARNE ENFRENTANDO A  FÚRIA DE SATANÁS
3.     QUEM OBEDECE A DEUS
4.     QUEM DÁ TESTEMUNHO DA FÉ MESMO EM SITUAÇÕES ADVERSAS
          Esses são homens e mulheres merecedores destas maravilhosas e profundas palavras:          “Homens dos quais o mundo não era digno!” (Hb 11.38) Amém!

Um comentário: