quarta-feira, 28 de setembro de 2011

HÁ COISAS QUE NÃO PODEMOS MUDAR

HÁ COISAS QUE NÃO PODEMOS MUDAR
TEXTO: II TIM 1:13-14
13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus;
14 guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós.

O texto fala de conservar... guardar... Hoje vivemos num mundo de transformações e se, de repente, você não acompanhar as mudanças é logo taxado de arcaico e retrógrado.
O que a Bíblia diz? A Bíblia prega a transformação da regeneração: quando uma pessoa se converte as "coisas velhas já passaram e eis que tudo se faz novo". O que é velho aqui são as formas de viver do homem natural que vive afundado no pecado. A novidade de vida que Deus oferece é o modo de viver santo e puro que é bem explícito nas escrituras.
A escritura é infexivel, não se pode mudar, não é modificável no decorrer dos anos. É imutável e não podemos acrescentar, ou tirar, dEla nenhum til.
No texto: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça. Para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra". II Timóteo 3:16, 17 - “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” (2Tm 3:16). A palavra inspiração é “theopneutos”, que significa “theo” = Deus, e “pneutos” = assoprar. A palavra Hebraica é “nehemiah” e é usado somente uma vez no Velho Testamento em Jó 32:8. O versículo está dizendo que Deus assoprou nos escritores da Bíblia que escreveram assim as próprias Palavras de Deus.
Neste caso Deus cria algo imutável. Os defensores das mudanças na igreja, exaltam "o mudar" bem mais do que o "conservar". A nossa vida deve ter um equilíbrio quanto a isso... há algo que precisamos mudar - principalmente em relação ao nosso crescimento , mas há algo muito bom em conservar-mos o que temos de bom.
Em Ap 22:18-19, lemos: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.”
Que coisa terrível é para aqueles que profanam o Livro Sagrado de Deus. Mas analisemos mais de perto o que os versículos dizem: se alguém lhes acrescentar alguma coisa, por aqui vemos claramente que Deus não quer que nada seja acrescentado à Sua Palavra.  E também está escrito se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, aqui vemos que TODA a palavra é importante, não importa que digam o contrário, pois “…sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso…” (Rm 3:4). Em quem vamos confiar, em Deus ou nos homens? Em Deus e na Sua Palavra, ou na erudição humanista?
A Bíbli ainda acrescenta: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências” (2Tm 4:3) - Isso é o que vemos hoje... as igrejas fazendo seus "doutores" com soluções miraculosas, "visões espetaculares e reveladas por Deus"... hábeis em distorcer a Palavra de Deus. Pois já não suportam a doutrina bíblica que é imutável e resistente ao tempo.
Dentre as coisas que devemos guardar e não "misturar" aos desejos humanos é exatamente a Palavra de Deus. 
Outra coisa interessante é que colocamos a culpa do nosso pecado nas estruturas eclesiásticas. O "modelo" não pode ser mais importante que a "essencia" do evangelho. Por essa razão não nos faltam modelos, mas essencia... a verdadeira vida com Deus.. fica difícil encontrar. As revelações verdadeiras vem  da comunhão com o Pai, a cada um Deus se revela na nossa busca pela santidade. Não precisamos de mediadores...Jesus já o é! Isso tambem é imutável.
Nem tudo o que é velho deve ser despresado! Pelo contrário as práticas que resistem no tempo tem valor efetivo!Não podemos embarcar na busca desenfreada pelo que é novo, afinal a nossa história é importante no campo das transformações.  Devemos ter cuidade em introduzir mudanças que contradizem as verdades imutáveis do evangelho.
Deus os abençoe!
Silvana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário