terça-feira, 20 de setembro de 2011

FORÇA PARA VENCER!!!!

O SENHOR É A NOSSA FORÇA
JUIZES 6: 11-16
Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.
Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.
Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.

INTRODUÇÃO

·         Depois da morte de Josué, o povo de Israel passou por mais de três séculos nos quais "não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto" (Juízes 17:6; 21:25).
·         Deus mandava juízes para livrá-lo das mãos dos inimigos
·         Gideão foi o quinto dos juízes ou libertadores, apresentado em Juízes, capítulos 6, 7 e 8.
·         Os midianitas oprimiram os israelitas por sete anos. Eles subiam cada ano e tomavam os produtos alimentícios dos campos e todos os animais dos hebreus. Para sobreviver, os israelitas escondiam alimentos do inimigo – midianitas associaram-se aos povos do oriente e vinham em grande numero e acampavam-se na terra com seus camelos.
·         Prevalecendo o domínio dos midianitas sobre Israel, fizeram estes para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavemos e as fortificações. As incursões midianitas eram tão constantes que os israelitas  tiveram que recorrer às cavernas e esconderijos das montanhas para se refugiarem.
·         Gideão estava preparando comida para escondê-la quando o Anjo do Senhor apareceu. Imagine este homem, trabalhando com medo do inimigo, quando ele ouviu as palavras do Anjo: "O Senhor é contigo, homem valente" (Juízes 6:12). Pela resposta de Gideão, parece que ele nem pensou no significado da frase "homem valente".


1.       DEUS CHAMA HOMENS E MULHERES PARA SEREM VALENTES

·         "O Senhor é contigo, homem valente" (Juízes 6:12). Deus não tratou com Gideão pela circunstancia que estava vivendo. Mas pelo homem de fé que ele seria.
·         A força de Gideão estava no Senhor, na Palavra de Deus
·         Dependemos de Deus e de sua graça (Efésios 2:8-9) – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie;Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”
·          Paulo disse: "tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). Os homens valentes, hoje em dia, são aqueles que confiam no Senhor.

·         V. 12. O Senhor é contigo, homem valente. A mensagem do anjo do Senhor parecia zombaria, pois Gideão  sentia-se sem forças para ir ao encontro das necessidades do seu povo. 
·         V. 13. Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? O poder dos inimigos de Israel parecia provar que Deus não estava com o Seu povo. Gideão perguntou a respeito dos milagres do passado, e admirou-se por não vê-los em sua geração.
·         V.14. Vai nessa tua força, e livra a Israel da mão dos midianitas. A força vinha de Deus. Embora Israel fosse fraco diante dos seus inimigos, Deus prometeu a Gideão que libertaria o Seu povo. 
·         V. 15. Com que livrarei a Israel? Vários  líderes de Israel exibiam igualmente um espírito de humildade diante de Deus (Êx. 3:11; Is. 6:5; Jr. 1:6). Gideão protestou que a sua  situação na vida era um empecilho que fosse líder em Israel.  Ele olhava para si mesmo, mas Deus queria que  ele entendesse que não era na sua força humana mas na de Deus – isso faria o povo de Israel vencedor.


2.       DEUS DISSE QUE ESTARIA COM ELE - "Eu estou contigo" – A GARANTIA DA VITORIA

·         Nas conversas com Gideão, Deus afirmou sua presença repetidas vezes. Primeiro, ele afirmou por palavras: "Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem" (Juízes 6:16). Segundo, ele afirmou por sinais:
- Aceitou a oferta – e mandou fogo para consumir a oferta de Gideão.
- Fez sinais com a natureza - Deus deixou o orvalho molhar uma porção de lã sem molhar a terra em volta dela (Juízes 6:36-38). Na noite seguinte, ele fez ao contrário, deixando a lã seca no meio de terra molhada (Juízes 6:39-40).
- Nas vésperas da batalha, Deus permitiu que Gideão ouvisse uma conversa entre dois soldados midianitas, confirmando a sua vitória iminente (Juízes 7:9-15).
- Deus afirmou sua presença através de promessas cumpridas, principalmente no livramento do povo pela mão de Gideão (Juízes 6:16; 7:7,22; 8:10-12).

·         Deus está conosco hoje - A maior bênção imaginável é a presença do Senhor em nossas vidas. Quando Jesus veio ao mundo para habitar ou fazer seu tabernáculo entre os homens (João 1:14), foi lhe dado o nome Emanuel, "Deus conosco" (Mateus 1:23). No final da sua missão terrestre, ele foi preparar um lugar para nós na presença de Deus (João 14:1-4). Ele prometeu fazer morada naqueles que o amam (João 14:23).


3.       A MISSÃO COMEÇA EM CASA

·         Uma vez que Deus chamou a atenção de Gideão, ele lhe deu a sua primeira missão: destruir os ídolos do próprio pai e fazer um altar ao Senhor no mesmo lugar (Juízes 6:25-26);
A nossa missão, como a de Gideão, começa em casa. Tanto no Velho como no Novo Testamento, Deus destaca as nossas responsabilidades em relação à própria família. Filhos devem obedecer e honrar aos pais (Efésios 6:1-3). Maridos e esposas devem amar um ao outro (Efésios 5:25; 1 Pedro 3:7; Tito 2:4-5). Pais devem instruir os filhos, criando-os na disciplina e admoestação do Senhor (Deuteronômio 6:6-7; Efésios 6:4). Um dos alvos de cada servo de Deus é de influenciar sua família para servir ao Senhor (Josué 24:15).

·         Gideão ganha um outro nome - Jerubaal. “Homem que contende com Baal”
·         Então o Espírito do Senhor revestiu a Gideão. O espírito divino envolveu Gideão de tal modo que ele se transformou no instrumento usado pelo Espírito na realização dos propósitos divinos. E os abiezritas se ajuntaram após dele. A clã de Gideão, os abiezritas, foi a primeira a se agrupar ao seu lado. Manassés, Aser, Zebulom e Naftali vieram depois ajudar Gideão em sua campanha contra os midianitas.

4.       DEUS DÁ A VITÓRIA - Chegou o dia da grande batalha (Juízes 7).

·         Gideão conduziu seu exército de 32.000 israelitas para o campo de conflito contra 135.000 midianitas. Sua desvantagem militar era de 4 contra 1! Deus não deixou Gideão entrar na batalha com este número de soldados. Em duas etapas, ele diminuiu a força militar de Israel. Primeiro, 22.000 voltaram para casa, e os midianitas ficaram com uma vantagem de 13,5 contra 1. Na segunda etapa, Deus mandou embora mais 9.700 israelitas, deixando Gideão com apenas 300 soldados. Para vencer o inimigo, cada soldado israelita teria que vencer 450 do inimigo!

Propósito de Deus - com uma desvantagem tão grande que ninguém poderia dizer: "A minha própria mão me livrou" (Juízes 7:2). Usando uma estratégia que não fez nenhum sentido, em termos militares, a pequena banda de israelitas venceu o exército dos midianitas.

·         É demais o povo que está contigo. Um grande exército daria lugar a uma certa medida de auto-confiança. Deus queria ensinar ao Seu povo a necessidade de confiar nEle. 
- Quem for tímido e medroso, volte. Cerca de dois terços do exército desistiu.
- Faze-os descer às águas, e ali tos provarei. Outra divisão foi feita junto ás águas, onde os homens usaram diferentes métodos para beberem. Aqueles que se ajoelharam para beber foram despedidos, enquanto que aqueles que lamberam a água com suas línguas, como faz o cão (v. 5 ), ficaram no exército de Gideão. Parece que estes últimos tomaram a água com as  mãos (v. 6) e se levantaram para bebê-la.

Até hoje, muitas pessoas não aprenderam esta lição. Confiam em números, achando que grandes multidões são evidência da aprovação de Deus. Mas, os verdadeiros servos de Deus não desviarão para tais caminhos errados.
- "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jeremias 17:5).
- "Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo" (Gálatas 6:14).
- "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31).
- "Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo" (Gálatas 1:10).


5.       CONCLUSÃO
·         Gideão será lembrado eternamente como exemplo de fé (veja Hebreus 11:32).
·         A grandeza desse homem não se encontra na sua força física, nem na sua inteligência, nem na sua auto-confiança.
·         Gideão se destacou na História, não por ser um grande homem, mas por ter um grande Deus.
·         Deus é capaz de transformar os fracos, os tímidos e os abatidos para dar grandes vitórias ao seu povo. Como Gideão disse: "O Senhor vos dominará" (Juízes 8:23).
·         O Senhor é a nossa força. Ele é a fonte da força que precisamos para vencer nossas pelejas.

Um comentário:

  1. As adversidades que acontecem nas nossas vidas nos ensinam a confiar incondicionalmente em Deus.

    ResponderExcluir