quarta-feira, 1 de junho de 2011

QUE GRAÇA E A PAZ SEJA CONTIGO!!!!!

GRAÇA E PAZ!!!
Filipenses 1:1-2
            A saudação de Paulo a seus amigos é: Graça e paz a vós de parte de Deus Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 1:7; 1 Coríntios 1:3; 2 Coríntios 2:2; Gálatas 1:3; Efésios 1:2; Colossenses 1:2; 1 Tessalonicenses 1:1; 2 Tessalonicenses 1:2; Filemom 3).
            Quando o apóstolo  Paulo adota e une estes dois grandes termos  graça e paz (caris e eirene) realiza uma síntese maravilhosa. Toma as saudações de duas grandes nações e os funde em uma.
            “Caris” é a saudação normal grega, com o qual começavam todas as cartas.  “Eirene” é a saudação normal hebraica – a expressão com  que se saudavam os judeus ao encontrar-se. Cada uma destas palavras tem seu próprio sabor, e cada uma faz-se mais intensa, mais profunda e imensamente preciosa pelo novo significado que o cristianismo lhe confere.
            “Caris”  é uma bela palavra; inclui as idéias básicas de alegria e egozijo, de brilho e beleza. É uma das acepções de nossa palavra graça, encanto. Jesus adicionou uma nova beleza a que já existia e esta beleza nasce da nova relação de graça com Deus. A vida com Cristo torna-se encantadora porque o homem já não é vítima da Lei de Deus, mas sim filho de seu amor. Com Cristo  tem lugar o encanto supremo do descobrimento de Deus Pai.
            “Eirene” é uma palavra de enorme  alcance. Traduzimo-la por paz, mas nunca significa uma paz negativa; nunca implica a simplesmente a ausência de dificuldades. Significa bem-estar  total, algo que faz ao bem supremo do homem.
            Poderíamos conectá-la com a palavra grega  “eirein”  que significa unir, tecer, congregar. E esta paz sempre tem que ver com as relações pessoais: a relação da pessoa consigo mesmo; a relação com o próximo e a relação com Deus. É sempre, como se tem dito, a paz nascida da reconciliação.
            Assim, pois, quando Paulo implora graça e paz para seu povo quer que cheguem a desfrutar a alegria do conhecimento de Deus Pai e a paz da reconciliação com Deus, com os homens e com eles mesmos, e esta graça e esta paz só podem provir de Jesus Cristo.
QUE A GRAÇA E A PAZ DE DEUS ALCANCE TUA VIA E DA TUA FAMÍLIA, HOJE E SEMPRE!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário