CONTATOS

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O CLAMOR DA IGREJA PERSEGUIDA - ENVOLVA-SE NESSE DESAFIO


 Texto - Salmo 126.6 - "Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes"
Introdução
            O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) foi criado pelo Irmão André, fundador da Portas Abertas, com o objetivo de unir cristãos em torno de um só motivo: nossos irmãos que pagam um alto preço por sua fé.
            A data varia de ano em ano, pois é marcada para o domingo seguinte ao de Pentecostes. Esse critério foi adotado porque, no relato bíblico em Atos 4, o início das perseguições aos cristãos acontece logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, pode-se dizer que essa foi a "fundação" da Igreja Perseguida.
            Queridos, este ano de 2011, o dia 30 de maio será dia do Domingo da Igreja Perseguida. A parte mais crítica nas perseguições são na janela 10/40. Parece incrível, mas ainda hoje cristãos são presos, torturados e até mortos por professarem sua fé em Cristo. A Missão Portas Abertas estima que existam mais de 500 pessoas presas por causa de sua fé cristã em países como Peru, China, Vietnã, Irã, Arábia Saudita, Sudão, Egito, Turquia e Colômbia. Como o Brasil é um país que prima pela liberdade de expressão é difícil imaginar como isso se dá na prática, mas na realidade, muitos sofrem no mundo inteiro por professarem a fé em Jesus Cristo.
            E muitos países os cristãos não podem se reunir como igreja para cultuar a Deus. Muitas vezes, as reuniões são feitas às escondidas, em locais subterrâneos ou de forma muito discreta. Em muitos casos, esses cristãos são perseguidos pela própria família, que os ameaçam de expulsão caso não neguem a fé.
            Em alguns países há liberdade religiosa prevista por lei, mas não se pode fazer atos públicos de divulgação da fé, ou seja, tentar convencer alguém a mudar sua crença. Assim o evangelismo é proibido. Não é raro ver os relatos de supostos novos convertidos ou pessoas que estão sendo evangelizadas delatarem grupos de cristãos para a polícia. Quando isso acontece, a polícia invade o local de reuniões e faz ameaças de prisão. Se Bíblias forem encontradas, a punição pode ser ainda mais severa.

            A Janela 10/40 é uma faixa de terra que vai do oeste da África até a Ásia. Subindo, a partir da Linha do Equador, fica entre os graus 10 e 40, formando um retângulo.
            Na maioria dos países dessa região há falta de receptividade aos cristãos e, em especial, aos missionários que ali atuam. A liberdade religiosa, quando existe, é frágil. Há necessidade de missionários, líderes, pastores e escolas de treinamento para os poucos cristãos existentes. Os crentes precisam ser despertados para uma vida de compromisso com Deus. Há poucos obreiros atuando nos países devido à política de restrições quanto a entrada de missionários. A necessidade de tradução da Bíblia é grande. Os crentes sofrem perseguição e correm risco de vida. A saúde e proteção dos missionários é uma necessidade constante na região chamada de Janela 10/40.
            "Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes" . Não é fácil sair semeando nessas terras tão hostis ao evangelho. Por isso a Igreja de Jesus espalha nos continentes deve orar pela Igreja Perseguida na janela 10/40 e também fora dela. A seguir alguns motivos para orar, clamar a Deus.
 Orem a Deus por:
Colômbia - Comunidade cristã x guerrilha - Ore pela comunidade cristã na Colômbia. Recentemente um pregador se enforcou, o que provocou terror na comunidade, cuja fé tem diminuído. Ore pelas crianças cristãs, que têm de aprender na escola a adorar ídolos e deuses. Ore para que Deus guarde suas mentes e corações. A guerrilha reforçou sua posição contra a Igreja na região sul. Interceda pelos pastores que têm sido advertidos e ameaçados por pregar em regiões proibidas.
Bangladesh (47º) - Prosperidade do projeto de assistência aos empreendedores - Os cristãos lutam para ter sustento em suas comunidades. Eles raramente são contratados por causa de sua fé cristã. Por isso, a Portas Abertas implantou um programa de assistência de subsistência para os cristãos empreendedores. Interceda ao Senhor, para que as pessoas alcançadas por esse projeto possam prosperar.
Butão (14º) - Dificuldades e humilhação aos butaneses - Em áreas remotas, predominantemente hindus ou budistas, os cristãos são criticados, humilhados e excluídos por seus vizinhos. Ore para que se firmem na fé ao passar por essas dificuldades.
Maldivas (6º) - Liberdade religiosa nas Maldivas - As ilhas Maldivas se orgulham de ter 100% de população muçulmana. A prática de outras religiões além do islã é proibida, mesmo que os líderes do país tenham firmado o compromisso de respeitar a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ore por avanços quanto à liberdade religiosa nas Maldivas.
Sul das Filipinas - Oportunidades de crescer no amor de Deus - Os cristãos da tribo Tausug são tratados com hostilidade por suas famílias e comunidades quando sua fé em Cristo é revelada. Alguns são impedidos de ler a Bíblia e de ter contato com seus amigos cristãos. Ore para que eles encontrem outras oportunidades de crescer no amor de Deus.
Vietnã (18º) - Louve a Deus pela vida de Philip   - Apesar das barreiras linguísticas e das dificuldades para viajar, Philip começou uma pequena igreja tribal em uma aldeia isolada na região central do Vietnã. Nove novos convertidos foram acrescentados à sua igreja no ano passado. Louve a Deus por esse testemunho e ore por proteção de Deus a Philip e sua emergente congregação.
Somália (5º) - Ore pelos filhos de Asha Salat - A cristã Asha Salat (36) foi morta por causa de sua fé em Cristo no começo do ano por rebeldes extremistas. Ela deixou quatro filhos - de 12, 8, 6 e 4 anos de idade. Ore pelas crianças, que lamentam muito a perda de sua mãe. Interceda por conforto e consolo de Deus e para que a semente da fé, plantada por sua mãe, cresça na vida dessas crianças.
Eritreia (12º) - Proteção e contínuo crescimento e fortalecimento espiritual -  Interceda pelos cristãos eritreus, que continuam a se reunir em segredo. Ore por sua proteção e por seu contínuo crescimento e fortalecimento espiritual.
Etiópia (43º) - Clame por uma intervenção do Senhor na Etiópia -  Ore pelos cristãos no sul da Etiópia, que foram forçados a se converter ao islamismo. Clame por uma intervenção do Senhor nessa situação instável, para que as autoridades tratem todos os cidadãos igualmente.
México - Ore pela igreja em Oaxaca -  Interceda pela igreja evangélica "Casa de Deus, Porta do Céu", que está localizada em uma cidade chamada Santa Maria El Tule, em Oaxaca. Em dezembro de 2010, o pastor deles foi morto e a igreja está passando por um momento difícil. Ore para que Deus os guie e conduza.
Península Arábica - Khalid e seu pai -  Após ter recebido uma cópia do filme "Jesus", Khalid, um jovem muçulmano local, respondeu ao seu amigo cristão: "Meu pai e eu assistimos àquele filme que você me deu e nós dois realmente gostamos! Eu comecei a ler a Bíblia." Ore para que Khalid e seu pai mantenham o seu interesse e encontrem as respostas que os levarão à fé em Cristo.
Iraque (8º) - Ore pelos cristãos de Bagdá e Mosul - Ore pelos cristãos que decidiram ficar em cidades como Bagdá e Mosul, embora recebam muitos tipos de ameaças e alguns paguem por isso com suas próprias vidas. Ore especialmente pela liderança da Igreja, para que sejam verdadeiros líderes num momento tão difícil.
Espanha/Povo Basco –Orem pelo Avivamento Espiritual na Espanha. Pelo crescimento da obra, pela conversão de espanhóis. Pela família de missionários: Pr.Samuel, Ana Silvia, Samuelzinho e Asaphe.

Desafio Missionário
            Devemos fazer a obra missionária intercedendo, contribuindo e indo... qual a nossa parte? Precisamos nos envolver. Quanto a isso somos indesculpáveis diante de Deus. Levantemos um clamor diário pela igreja perseguida até o dia 30 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário